LITERATURA INFANTIL: UMA ANÁLISE DO PROJETO TRILHA DA LEITURA NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE MONTES CLAROS
Eunice da Conceição Cordeiro
Universidade Estadual de Montes Claros
eunice.cordeiro@edu.montesclaros.mg.gov.br
Geisa Magela Veloso
Universidade Estadual de Montes Claros
Eixo: Saberes e Práticas Educativas
Palavras-chave: Literatura. Práticas. Aulas.
Resumo Simples
No contexto em que vivemos, o ato de ler é uma necessidade constante, uma vez que proporciona às crianças o contato com diversas culturas, modos de ser, pensar e fazer, através de textos estruturados nos mais diversificados gêneros textuais, com distintas finalidades Nesse sentido, a Literatura Infantil é um gênero textual muito potente, capaz de despertar a imaginação, produzir a imersão em diferentes tempos e espaços, promover o encontro com o outro, potencializar a sensibilidade, a empatia e a humanidade, favorecendo a formação de novos leitores. O presente trabalho se justifica pela importância em pesquisar as práticas e os eventos de letramento literário que se realizam nas aulas de literatura, em turmas de 1º ao 5º do Sistema Municipal de Ensino do Município de Montes Claros. Será feito um estudo que tem por objetivo analisar o Projeto “Montes Claros na Trilha da Leitura”, em sua concepção e forma, discutindo o modo como as aulas desenvolvidas pelos professores dos Anos Iniciais favorecem o letramento literário e o gosto pela leitura. O Projeto é desenvolvido desde o ano de 2013. O objetivo é “incentivar a prática da leitura literária, nos mais diferentes espaços, utilizando suportes e estratégias que visam ao desenvolvimento da leitura e, consequentemente, da escrita”, é desenvolvido por uma equipe de professores do próprio município, que se veste de teatro, através dos personagens exclusivos que compõem a Turma da Leitura. A pesquisa será desenvolvida por uma abordagem qualitativa. Para este projeto, adotaremos a revisão de literatura e a pesquisa de campo como recursos técnicos para análise da realidade. Failla (2016), Coelho (2000), Zilberman (2003), Cosson (2022), Lajolo e Zilberman (2022), Abramovich (1997) e Abreu (2006), serão os principais referenciais teóricos utilizados. Para Cosson (2022), na instituição escolar, o letramento literário, consiste em trazer a literatura, ou seja, trabalhar o gênero literário de maneira que as crianças possam desenvolver a imaginação, sentimentos e emoção de forma prazerosa e significativa dentro das salas de aula, de forma que não perca o seu verdadeiro sentido, que é humanizar, não tomá-la somente como uma disciplina, sem contextualização e discussão. O letramento literário é uma forma de garantir o domínio e uso de textos literários na escola a fim de formar novos leitores.
Referências: COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2022.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)