LITERATURA INFANTIL: UMA ANÁLISE DO PROJETO TRILHA DA LEITURA NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE MONTES CLAROS

  • Autor
  • Eunice da Conceição Cordeiro
  • Co-autores
  • Geisa Magela Veloso
  • Resumo
  •  

    LITERATURA INFANTIL: UMA ANÁLISE DO PROJETO TRILHA DA LEITURA NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE MONTES CLAROS

     

    Eunice da Conceição Cordeiro

    Universidade Estadual de Montes Claros

                                                                                eunice.cordeiro@edu.montesclaros.mg.gov.br

    Geisa Magela Veloso

    Universidade Estadual de Montes Claros

    geisa.veloso@unimontes.br

    Eixo: Saberes e Práticas Educativas

    Palavras-chave: Literatura. Práticas. Aulas.

    Resumo Simples

     

    No contexto em que vivemos, o ato de ler é uma necessidade constante, uma vez que proporciona às crianças o contato com diversas culturas, modos de ser, pensar e fazer, através de textos estruturados nos mais diversificados gêneros textuais, com distintas finalidades Nesse sentido, a Literatura Infantil é um gênero textual muito potente, capaz de despertar a imaginação, produzir a imersão em diferentes tempos e espaços, promover o encontro com o outro, potencializar a sensibilidade, a empatia e a humanidade, favorecendo a formação de novos leitores. O presente trabalho se justifica pela importância em pesquisar as práticas e os eventos de letramento literário que se realizam nas aulas de literatura, em turmas de 1º ao 5º do Sistema Municipal de Ensino do Município de Montes Claros. Será feito um estudo que tem por objetivo analisar o Projeto “Montes Claros na Trilha da Leitura”, em sua concepção e forma, discutindo o modo como as aulas desenvolvidas pelos professores dos Anos Iniciais favorecem o letramento literário e o gosto pela leitura. O Projeto é desenvolvido desde o ano de 2013. O objetivo é “incentivar a prática da leitura literária, nos mais diferentes espaços, utilizando suportes e estratégias que visam ao desenvolvimento da leitura e, consequentemente, da escrita”, é desenvolvido por uma equipe de professores do próprio município, que se veste de teatro, através dos personagens exclusivos que compõem a Turma da Leitura. A pesquisa será desenvolvida por uma abordagem qualitativa. Para este projeto, adotaremos a revisão de literatura e a pesquisa de campo como recursos técnicos para análise da realidade. Failla (2016), Coelho (2000), Zilberman (2003), Cosson (2022), Lajolo e Zilberman (2022), Abramovich (1997) e Abreu (2006), serão os principais referenciais teóricos utilizados. Para Cosson (2022), na instituição escolar, o letramento literário, consiste em trazer a literatura, ou seja, trabalhar o gênero literário de maneira que as crianças possam desenvolver a imaginação, sentimentos e emoção de forma prazerosa e significativa dentro das salas de aula, de forma que não perca o seu verdadeiro sentido, que é humanizar, não tomá-la somente como uma disciplina, sem contextualização e discussão. O letramento literário é uma forma de garantir o domínio e uso de textos literários na escola a fim de formar novos leitores.

     

    Referências: COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2022.

     

  • Palavras-chave
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)