A abordagem inclusiva da educação tem estimulado uma reavaliação das práticas pedagógicas, particularmente no que diz respeito ao ensino da matemática na Educação Especial. Esta revisão de literatura se concentra em examinar o cenário do ensino da matemática para alunos com necessidades educacionais especiais, explorando abordagens, estratégias e desafios. Diante da crescente ênfase na participação igualitária e no desenvolvimento pleno de todos os alunos, independentemente de suas habilidades e deficiências, é essencial compreender como as políticas, teorias pedagógicas e práticas instrucionais têm evoluído para criar um ambiente verdadeiramente inclusivo. Ao analisar as tendências atuais, as lacunas existentes e as melhores práticas, esta revisão de literatura busca contribuir para um entendimento aprofundado do ensino da matemática na Educação Especial, promovendo um diálogo enriquecedor sobre como maximizar o aprendizado matemático para todos os estudantes.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)