RESSIGNIFICANDO A LEITURA MULTIMODAL DE CENAS DO FILME OPPENHEIMER (2023) EM SALA DE AULA

  • Autor
  • Maria Gabriela de Souza
  • Co-autores
  • Arlete Ribeiro Nepomuceno , Vera Lúcia Viana de Paes , Emanuel Teixeira da Silva , Marcus Vinícius almeida da Silva , Larissa Santos Silvestre
  • Resumo
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    Este estudo, parte do projeto Semioses Múltiplas em Cenas Fílmicas (edital PRP 6/2023), com o fomento da Universidade Estadual de Montes Claros, objetiva analisar como se constroem os conjuntos multimodais no gênero filme para entendimento de efeitos de sentido, no desenvolvimento da leitura crítico-reflexiva na educação básica. Alinha-se com perspectivas de base sistêmica, Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday e Matthiessen, 2014), com ênfase na metafunção ideacional, e Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2006), com os significados representacionais (processos narrativos ((re)ação, fala); conceituais), interativos (olhar, gesto) e composicionais (cor, luminosidade, sonoplastia), realizando uma leitura qualitativa de três mis-en-scène do filme biográfico Oppenheimer (2023), dirigido por Christopher Nolan. Justifica-se essa escolha fílmica pela temática voltada ao desenvolvimento da bomba atômica e às consequências da criação dela, pela repercussão mundial e premiação como melhor direção de fotografia, enfatizando o texto imagético para discurso projetado, a teorização e criação das primeiras bombas nucleares pelo físico Oppenheimer (interpretado por Cillian Murphy), na 2ª Guerra Mundial. Ainda, justifica-se por permitir aos alunos a observação da realidade social, com criticidade, na análise da responsabilidade da ciência e dos cientistas, avaliando impactos dessa descoberta científica. Neste estudo, constata-se que recursos léxico-gramaticais e semióticos, veiculados por multimodos de leitura, revelam um momento terrível da humanidade e ensinamentos sobre a (o) ciência, tecnologia,  guerra e espírito humano, possibilitando aos alunos releituras das encenações, com análises e avaliações delas, com maximização da consciência deles, sem a banalização do bem-estar social quanto ao uso de armas nucleares.    

     

    Referências

    KRESS, G., VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2021 [1996].

    NEPOMUCENO, A. R.; PAES, V. L. V. Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital. CONFLUÊNCIA, v. 1, p. 296-328, 2019.

     

  • Palavras-chave
  • Filmes, Multimodalidade, Letramento
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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