Este estudo, parte do projeto Semioses Múltiplas em Cenas Fílmicas (edital PRP 6/2023), com o fomento da Universidade Estadual de Montes Claros, objetiva analisar como se constroem os conjuntos multimodais no gênero filme para entendimento de efeitos de sentido, no desenvolvimento da leitura crítico-reflexiva na educação básica. Alinha-se com perspectivas de base sistêmica, Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday e Matthiessen, 2014), com ênfase na metafunção ideacional, e Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2006), com os significados representacionais (processos narrativos ((re)ação, fala); conceituais), interativos (olhar, gesto) e composicionais (cor, luminosidade, sonoplastia), realizando uma leitura qualitativa de três mis-en-scène do filme biográfico Oppenheimer (2023), dirigido por Christopher Nolan. Justifica-se essa escolha fílmica pela temática voltada ao desenvolvimento da bomba atômica e às consequências da criação dela, pela repercussão mundial e premiação como melhor direção de fotografia, enfatizando o texto imagético para discurso projetado, a teorização e criação das primeiras bombas nucleares pelo físico Oppenheimer (interpretado por Cillian Murphy), na 2ª Guerra Mundial. Ainda, justifica-se por permitir aos alunos a observação da realidade social, com criticidade, na análise da responsabilidade da ciência e dos cientistas, avaliando impactos dessa descoberta científica. Neste estudo, constata-se que recursos léxico-gramaticais e semióticos, veiculados por multimodos de leitura, revelam um momento terrível da humanidade e ensinamentos sobre a (o) ciência, tecnologia, guerra e espírito humano, possibilitando aos alunos releituras das encenações, com análises e avaliações delas, com maximização da consciência deles, sem a banalização do bem-estar social quanto ao uso de armas nucleares.
Referências
KRESS, G., VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2021 [1996].
NEPOMUCENO, A. R.; PAES, V. L. V. Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital. CONFLUÊNCIA, v. 1, p. 296-328, 2019.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)