Este projeto faz parte de uma pesquisa em andamento do curso de Licenciatura Plena em Matemática na Universidade Estadual de Montes Claros, vinculada à disciplina, Trabalho de Conclusão de Curso I. No qual questiona a matemática escolar e sua pretensão de impor sobre o que e como deve ser ensinado, possibilitando o reconhecimento e valorização da matemática e seus diversos modos de conhecer, compreender e explicar a realidade, vivenciada por diferentes grupos culturais. Esse entendimento nos revela que o homem do campo não apenas possui habilidades matemáticas, mas as aplica de maneira única, baseada em métodos transmitidos ao longo de gerações. Neste contexto, o objetivo principal da pesquisa é investigar os conhecimentos matemáticos envolvidos no processo de produção de pepinos para conserva, realizado por um grupo de agricultores em Icaraí de Minas, Minas Gerais, região que tem mostrado um grande crescimento nesse tipo de atividade agrícola. De acordo com Rosa e Orey (2010) a Etnomodelagem é uma prática pedagógica no qual se unem os aspectos da etnomatemática e da modelagem matemática. Essa prática pedagógica permite explorar a aplicação de técnicas da etnomatemática e métodos da modelagem para interpretar situaçõesproblema conforme a realidade evidenciada na atividade de cultivo dos pepinos. Os modelos matemáticos derivados das experiências de grupos culturais são fundamentais para iniciar a abstração de conceitos matemáticos e ajudam a entender e interpretar fenômenos socioculturais observados nessas comunidades. A Etnomodelagem, em sua essência, busca desmitificar a simples transmissão de saberes tradicionalmente aceitos como conhecimentos acumulados pela humanidade. Ela promove uma valorização de outras formas de saber, desafiando as noções convencionais de certo e errado, válido ou neutro. A metodologia deste estudo combina técnicas qualitativas com análise quantitativa dos dados financeiros para ilustrar os aspectos econômicos envolvidos na produção de pepinos. Para a coleta de informações, serão conduzidas entrevistas com os produtores para entender suas práticas matemáticas e observações diretas serão realizadas durante diversas fases do processo produtivo. Também haverá análise de documentos importantes, como registros de despesas e receitas. Atividades práticas serão organizadas para documentar e analisar as habilidades matemáticas utilizadas no cotidiano dos agricultores.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)