A LEITURA CRÍTICA DO GÊNERO POST PUBLICITÁRIO NA ESCOLA

  • Autor
  • Samuel Parrela Braga
  • Co-autores
  • Arlete Ribeiro Nepomuceno , Vera Lúcia Viana de Paes , Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho
  • Resumo
  •  

    Resumo Simples

     

    Para lidar com a dinamicidade multimodal da linguagem, os professores da educação básica são desafiados a se atualizarem com as transformações linguístico-comunicativas da era digital em novos gêneros, entre os quais o post publicitário, cuja elaboração é estrategicamente pensada para um público determinado, funcionando no incentivo à participação de eventos e/ou a promoções de produtos. Pensando nisso, neste estudo, recorte do projeto em andamento A Promoção do Ensino-Aprendizagem da Leitura de Textos Midiáticos Multimodais na Educação Básica, desenvolvido na Unimontes (2022-2026), com apoio financeiro da Fapemig, objetiva-se analisar como o gênero post publicitário é manipulado semioticamente para ditar contextos, representar e construir plurissignificações socioculturais e discursivas. Filia-se à Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday e Matthiessen, 2014), explorando o nível extralinguístico (contextos de cultura e de situação (com as variáveis sociossemióticas campo, relação e modo), bem como à perspectiva multimodal (Kress e van Leeuwen, 2006). Esta pesquisa justifica-se por buscar capacitar alunos a interpretarem estratos de significados nos diferentes contextos linguísticos, a partir de semioses verbo-visuais. Metodologicamente, numa investigação qualitativo-interpretativista, o post escolhido, veiculado no Instagram, é analisado priorizando os contextos e as escolha do desing para exprimir significados híbridos persuasivos. Os resultados demonstram necessidade de práticas de multiletramento para o desenvolvimento da leitura crítica na sala de aula, propiciando ao aluno um maior entendimento dos modos semióticos, instigando-o a ser mais atento aos rastros subjacentes às imagens.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino da Leitura; Post publicitário; Multimodalidade
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)