INFLUÊNCIAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL DA UNIMONTES NO ESTÁGIO CURRICULAR I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS

  • Autor
  • José Eustáquio Pereira Júnior
  • Co-autores
  • Stéphany Marise Graciano Souza
  • Resumo
  • Este relato de experiências propõe refletir como uma atividade extracurricular, neste caso, a atuação como monitores do Curso de Musicalização Infantil da Unimontes (CMI), pode influenciar positivamente em atividades curriculares, como o Estágio Curricular Obrigatório no CEMEI São Norberto em Montes Claros - MG. Sendo assim, o relato busca refletir de que forma o trabalho como monitor do CMI, promovido pelo GPAM contribuiu para a nossa prática docente no ensino infantil através do Estágio Curricular I.As principais estratégias adotadas para a execução das atividades foram: leitura de textos sobre Educação Musical Infantil, supervisão e apoio da professora tutora do GPAM, o modelo de organização e dinâmica do plano de aula e as apostilas de músicas do GPAM.  As atividades foram organizadas de forma que déssemos continuidade ao planejamento proposto pela escola e pela professora titular. Trabalhamos escala musical natural, parâmetros do som e, de acordo com o progresso das turmas, canções populares do repertório infantil, buscando promover formação musical coletiva, desenvolvimento criativo, sensorial, auditivo e motor das crianças, através de atividades de apreciação, execução e criação musical. Para fundamentar a prática desenvolvida, utilizamos autores como Parizzi (2011), Brook (2013) e Ilari e Broock (2017), que são referência  no cenário da educação musical e ressaltam a importância das aulas de música nos primeiros anos da infância no desenvolvimento musical e extramusical da criança. Durante o estágio, foi perceptível para nós e para a professora titular a influência positiva da prática pedagógica vivenciada, pois diferente dos colegas que não tiveram a mesma vivência,  iniciamos o estágio mais preparados por já  termos  conhecimento teórico-prático para lidar com alunos da mesma faixa etária. A relevância do trabalho se dá pela reflexão trazida sobre como a vivência da prática docente de forma orientada prepara e impacta de forma positiva a fase inicial da formação docente. Concluímos que a experiência no CMI pode ser de grande relevância para acadêmicos do curso de licenciatura em Música da Unimontes, tanto na vida acadêmica quanto na futura vida profissional.

  • Palavras-chave
  • Educação infantil, Estágio supervisionado, Musicalização infantil
  • Área Temática
  • Infâncias e Educação Infantil
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