Este relato de experiências propõe refletir como uma atividade extracurricular, neste caso, a atuação como monitores do Curso de Musicalização Infantil da Unimontes (CMI), pode influenciar positivamente em atividades curriculares, como o Estágio Curricular Obrigatório no CEMEI São Norberto em Montes Claros - MG. Sendo assim, o relato busca refletir de que forma o trabalho como monitor do CMI, promovido pelo GPAM contribuiu para a nossa prática docente no ensino infantil através do Estágio Curricular I.As principais estratégias adotadas para a execução das atividades foram: leitura de textos sobre Educação Musical Infantil, supervisão e apoio da professora tutora do GPAM, o modelo de organização e dinâmica do plano de aula e as apostilas de músicas do GPAM. As atividades foram organizadas de forma que déssemos continuidade ao planejamento proposto pela escola e pela professora titular. Trabalhamos escala musical natural, parâmetros do som e, de acordo com o progresso das turmas, canções populares do repertório infantil, buscando promover formação musical coletiva, desenvolvimento criativo, sensorial, auditivo e motor das crianças, através de atividades de apreciação, execução e criação musical. Para fundamentar a prática desenvolvida, utilizamos autores como Parizzi (2011), Brook (2013) e Ilari e Broock (2017), que são referência no cenário da educação musical e ressaltam a importância das aulas de música nos primeiros anos da infância no desenvolvimento musical e extramusical da criança. Durante o estágio, foi perceptível para nós e para a professora titular a influência positiva da prática pedagógica vivenciada, pois diferente dos colegas que não tiveram a mesma vivência, iniciamos o estágio mais preparados por já termos conhecimento teórico-prático para lidar com alunos da mesma faixa etária. A relevância do trabalho se dá pela reflexão trazida sobre como a vivência da prática docente de forma orientada prepara e impacta de forma positiva a fase inicial da formação docente. Concluímos que a experiência no CMI pode ser de grande relevância para acadêmicos do curso de licenciatura em Música da Unimontes, tanto na vida acadêmica quanto na futura vida profissional.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)