O exercício da cidadania é um direito previsto na constituição, o qual deve ser praticado por todos os cidadãos, seja na infância, seja na fase adulta. Em vista disso, é importante que tanto o espaço escolar, sendo um local destinado ao letramento crítico e à formação educacional, quanto a aula de língua portuguesa, que visa apurar o conhecimento da língua e o pensamento crítico do aluno, promovam atividades que possibilitam aos alunos colocar esse direito em prática. Dessa forma, seguindo os pressupostos educacionais citados pela BNCC (2017) e pelos teóricos de ensino de língua e de gêneros textuais Claver (2004) e Koch (2015), empreendemos uma pesquisa de caráter qualitativo e bibliográfico com o fito de criar um projeto de leitura e escrita que resultasse em produções textuais, nas quais tais direitos seriam praticados. Tal empreendimento justifica-se pela necessidade de fomentar a prática cidadã no ensino básico, atividade que fortalece a cidadania e que é necessária à democracia. Nessa pesquisa promovida na Residência Pedagógica (RP), alcançou-se o objetivo citado ao ser criado um projeto de leitura e produção textual para os alunos do Caic do Maracanã, uma das escolas municipais situadas em Montes Claros–MG. Nesse projeto, os alunos foram ensinados a produzir textos do gênero matéria jornalística ou do gênero notícia, a fim de relatar fatos que ocorreram na escola, bem como de denunciar problemas existentes nessa. Após a finalização da produção textual e a compilação do texto, confeccionou-se um jornal da escola, o qual foi apresentado à comunidade escolar.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)