A RELAÇÃO ENTRE CULTURA E ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO ESCOLAR
Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
E-mail: viviane.brandao@unimontes.br
Amanda Cardoso Barbosa e Silveira
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
E-mail: amanda.barbosa@unimontes.br
Juliana Pereira Camayo
Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
E-mail juliaanacamayo1@gmail.com
Carlos Daniel Nunes De Almeida Belém
Universidade Estadual De Montes Claros - UNIMONTES
E-mail carlosdnunes33@gmail.com
Eixo: 3. Educação e Diversidade
Palavras-chave: Cultura; Serviço Social; Educação.
Resumo Simples
Justificativa e problema da pesquisa: A cultura é compreendida como a mudança que acontece no indivíduo ou na sociedade, o assistente social inserido no âmbito escolar é o profissional essencial que pode contribuir para que a cultura seja algo positivo na educação dos alunos/as. Sendo assim, qual é a relação da atuação profissional do assistente social com a cultura no âmbito escolar? Objetivo da pesquisa: Refletir acerca da relação da atuação do assistente social com a cultura no âmbito escolar. Referencial teórico que fundamenta a pesquisa: Trata-se de uma revisão de literatura baseada em Duarte, Werneck e Cardoso (2013), Piana (2009) e Vieira e Vieira (2009). Conforme Duarte, Werneck e Cardoso (2013), compreende-se que a cultura significa o produto, o resultado, a mudança que sucede no indivíduo, ou na sociedade, por causa da ação do seu imaginário, da sua educação ou da sua instrução. De acordo com Piana (2009) o Serviço Social ultimamente vem sendo reconhecido como profissão importante no ponto de vista curricular da educação e ocupado espaços significativos no processo de efetivação da política educacional. Assim sendo, tende a abandonar o serviço de ações complementares, paliativas e emergenciais. O trabalho desta profissão consiste em reconhecer e sugerir opções de enfrentamento aos fatores sociais, políticos, econômicos e culturais que influenciam no sistema educacional, de modo a colaborar com a execução da educação como um direito para a conquista da cidadania. Para Vieira e Vieira (2009) o assistente social, tendo uma formação teórica em ciências sociais e em educação social e mediação, unifica boas conjunturas para tornar-se em agente catalizador de processos coletivos, estimulando o diálogo entre os vários agentes socializadores, e passar a ser mediador sócio-cultural. Procedimentos metodológicos: A pesquisa encontra-se em curso, o percurso metodológico perpassou por meio da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com os profissionais do Serviço Social que atuam na educação em Montes Claros-MG. Os Assistentes Sociais na educação possibilitam a atuação das políticas públicas em diversos setores, ainda promove a interlocução da educação com a cultura. Contudo, há poucas reflexões sobre o processo profissional nas escolas públicas de Montes Claros/MG.
Referências
DUARTE, Cleia Zanatta Clavery Guarnido. WERNECK, Vera Rudge. CARDOSO, José Augusto Renato. A relação entre cultura e educação sob o ponto de vista de educadores do ensino fundamental. Psicologia e Saber Social, 2(2), 2004-216, 2013. Disponível em:<https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/61174976/8794-31244-1-PB20191109-15090-a7jdig-libre.pdf?1573359606=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DA_relacao_entre_cultura_e_educacao_sob_o.pdf&Expires=1713911340&Signature=fTY9OSqhsAayOo6yuJQmspVJT4Vji6vl04hq5zGr4z5PhgMSWnlccfehqmliYUEEJLd5UZeSGejDdxCIVQIKXXpc-5PigmDeXbgUPIqAAe4kb1BiizovlZ9Ginjy0fS9NroBfdreqHE-~jK2kd3jLF6cfG867OclYR~iN--B5KyBw1xNDU1bPkuquzog8zdrmiDvgbdL0ZMSyDpXpldyn8j6NA~jl8zex77a2Sgk86D8j33JKsn0gVRHoKsqQMPeADGXH7zDgl--gfo~pstC1vrjmMXoTKB0O9-PAHb19apHmKyHAF4ZilpjmgLIv1BAwLOj6CrFnSiJxwRNXjlNyA__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA>. Acesso: 23 abril. 2024.
PIANA, Maria Cristina. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 233p. ISBN 978-85-7983-038-9. Disponível em:<https://static.scielo.org/scielobooks/vwc8g/pdf/piana-9788579830389.pdf>. Acesso em: 24 abril. 2024.
VIEIRA, Ana Maria Souza Neves. VIEIRA, Ricardo. A ESCOLA EM BUSCA DE PROFISSIONAIS SOCIAIS: NARRATIVAS SOBRE MEDIAÇÃO ESCOLAR. X Congresso - Bragança: 30 de abril e 1 e 2 de Maio de 2009. Disponível:<https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/464/1/A%20escola%20em%20busca%20de%20profissionais%20sociais_narrativas%20sobre%20.pdf >. Acesso em: 29 abril. 2024.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)