Influência de saberes de crenças no negacionismo científico: reflexões preliminares

  • Autor
  • Maria Fernanda Dias Vieira
  • Co-autores
  • João Pedro Viveiros Ribeiro , Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
  • Resumo
  • No século XXI, as fake news tomaram conta do cenário global e influenciaram grandes massas. Nesse sentido, sua filosofia deu voz e visibilidade ao negacionismo científico, o grande obstáculo do século, que influenciou a forma de pensamento da população quanto ao método científico e afetou negativamente o combate à Covid-19, gerando consequências catastróficas à sociedade. Assim, objetivamos analisar a intervenção da crença religiosa e ideologia política no negacionismo científico. Para isso, valemo-nos de discussões acerca do negacionismo científico, desinformação e crenças. Nessa investigação, coletamos dados por meio de formulário online, em que questionamos os participantes o perfil social, acesso à informação, crenças religiosas e visões políticas. Os resultados apontam para uma íntima influência e relação entre a religiosidade e as ideologias políticas dos participantes, com reflexo direto na confiança aos resultados científicos. 

  • Palavras-chave
  • sistema de crenças, fake news, negacionismo científico.
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)