A pesquisa sobre a aplicação da semântica global na análise textual busca compreender a constituição dos discursos presentes em obras literárias, contribuindo para o desenvolvimento de práticas de letramento crítico na educação. A teoria, fundamentada por Maingueneau (2008), visa entender a constituição global dos textos observando quatro camadas discursivas: intertextual, vocabular, temática e estatutária. Essa abordagem, aplicada ao livro "Um copo de Cólera" de Raduan Nassar, permite identificar elementos como o tema central dos discursos dos personagens principais, a intertextualidade presente nas citações de diversos autores, o estatuto ocupado pelos personagens e a análise da polêmica discursiva. Os resultados revelam a construção de dois ethos distintos: Anarquista-Nietzschiano para o Chacareiro e Libertário-Humanista para a Jornalista, enriquecendo a compreensão dos temas abordados e das dinâmicas discursivas presentes na obra. Essa abordagem oferece novas técnicas de análise textual que podem contribuir para o letramento discursivo e literário nas instituições educacionais.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)