EXPLORANDO NOVAS FRONTEIRAS: TECNOLOGIA E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LITERATURA

  • Autor
  • Jônatas Lino Rodrigues
  • Co-autores
  • Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
  • Resumo
  •  

    A pesquisa sobre a aplicação da semântica global na análise textual busca compreender a constituição dos discursos presentes em obras literárias, contribuindo para o desenvolvimento de práticas de letramento crítico na educação. A teoria, fundamentada por Maingueneau (2008), visa entender a constituição global dos textos observando quatro camadas discursivas: intertextual, vocabular, temática e estatutária. Essa abordagem, aplicada ao livro "Um copo de Cólera" de Raduan Nassar, permite identificar elementos como o tema central dos discursos dos personagens principais, a intertextualidade presente nas citações de diversos autores, o estatuto ocupado pelos personagens e a análise da polêmica discursiva. Os resultados revelam a construção de dois ethos distintos: Anarquista-Nietzschiano para o Chacareiro e Libertário-Humanista para a Jornalista, enriquecendo a compreensão dos temas abordados e das dinâmicas discursivas presentes na obra. Essa abordagem oferece novas técnicas de análise textual que podem contribuir para o letramento discursivo e literário nas instituições educacionais.

     

  • Palavras-chave
  • Letramento, Semântica global, Análise textual.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)