Resumo – Relato de Experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
Teoria e prática são elementos que, em unidade, compõem a formação e o trabalho docentes. No Curso de Pedagogia, da Unimontes, esta articulação está entremeada à oferta das disciplinas, prevendo o desenvolvimento de práticas como componente curricular. Objetiva-se “[...] propiciar ao licenciando o contato com a incerteza e a heterogeneidade de situações cotidianas da experiência de ser professor, na qual, a integração da prática pedagógica com a figura do formador e do professor em formação é fundamental à constituição do profissional” (UNIMONTES, 2020, p. 37).
Este relato apresenta essa vivência, durante a oferta das disciplinas de Didática II e Linguagem na Educação Infantil, no Campus Pirapora, no 2º semestre de 2024.
Problema norteador e objetivos
Com o objetivo de vivenciar práticas pedagógicas de linguagens, na Educação Infantil, o projeto colocou como indagação: quais experiências com leitura e escrita são possíveis na Educação Infantil, a partir do uso de múltiplas linguagens?
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
O projeto tomou como eixos o brincar e a interação, para o trabalho com as múltiplas linguagens, dentre as quais a leitura e a escrita, com crianças de 4 e 5 anos.
Ele foi organizado em cinco fases, desenvolvidas ao longo de 2 meses: planejamento e observação (diagnóstico) das práticas das professoras e das crianças; entrevista com a professora regente; análise da observação; planejamento de atividades envolvendo múltiplas linguagens; desenvolvimento das atividades; escrita de relatório; apresentação das vivências e avaliação do projeto. Todas as fases foram fundamentadas teoricamente, pelos estudos realizados nas disciplinas.
Fundamentação teórica que sustentou a prática desenvolvida
Tendo como eixo integrador as múltiplas linguagens, com ênfase na leitura, escrita e oralidade, e o brincar fundamentou-se na sociologia da infância, no protagonismo infantil e na cultura de pares, tomando a linguagem como força criadora de sentidos para agir no mundo (RICHTER, 2016) e meio de interação humana. É por meio das linguagens que as crianças interagem, se expressam, comunicam-se, aprendem e constroem a si mesmas e participam da constituição das culturas nas quais estão inseridas.
Resultados da prática
A aproximação com o cotidiano da sala de aula propicia ao licenciando possibilidades de compreender como o processo de ensinar e aprender se realiza efetivamente. Não se trata de colocar em prática o que se estuda na universidade, mas de vivenciar experiências em que teoria e prática possam promover a formação do futuro professor na e a partir da realidade.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
Compartilhar experiências e vivências de formação, em Pedagogia, abre múltiplas possibilidades para que que se conheça o cotidiano e desafios das práticas docentes e se possa ressignificar o ensino e aprendizagem acadêmicos, o que dialoga com os princípios formativos do COPED.
Considerações finais
Compreender a formação do licenciando alinhada à sala de aula da Educação Infantil é uma forma de conceber teoria e prática em unidade, autorregulando-se e retroalimentando-se. Possibilita-se um diálogo formativo a partir do qual a escola também aprende.
Referências
RICHTER, S. Docência e Formação Cultural. In: BRASIL. Ser docente na Educação Infantil. Brasília, 2016.
UNIMONTES. Projeto Político do Curso de Pedagogia. Montes Claros, 2020.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)