RISCOS E RABISCOS: A EXPRESSÃO ATRAVÉS DO DESENHO

  • Autor
  • Bruna Rafaela Cardoso Pereira
  • Co-autores
  • Deyse Amorim Silva , Eliana Pereira da Silva , Isabela Gonçalves Trindade , Maria Eduarda Dias de Castro , Maria Luísa Santos Nobre
  • Resumo
  • RISCOS E RABISCOS: A EXPRESSÃO ATRAVÉS DO DESENHO

    Bruna Rafaela Cardoso PereiraUnimontes

    bunfroes222@gmail.com

    Deyse Amorim Silva-Unimontes

    deyamorim@gmail.com

    Eliana Pereira da Silva-Unimontes

    ep3900590@gmail.com

    Isabela Gonçalves Trindade-Unimontes

    isabelatrindade123456@gmil.com

    ???Maria Eduarda Dias de Castro-Unimontes

    diasduda570@gmail.com

    Maria Luísa Santos Nobre-Unimontes

    nobre.maria2005@gmail.com

    Geisa Magela Veloso- Unimontes

    geisa.veloso@unimontes.com.br

     

             Eixo: Infâncias e Educação Infantil?

    Resumo simples:

    O estudo aborda a relevância do desenho na educação infantil, analisando as percepções dos professores sobre sua função como forma de linguagem e expressão. Por meio de pesquisa qualitativa com cinco professores, destacam-se diferentes visões: o desenho como auxílio às habilidades motoras, expressão emocional e ferramenta de aprendizagem. A relevância se dá pela importância de compreender os desenhos das crianças para identificar suas necessidades emocionais.

    Palavras-chave: Desenho. Linguagem. Expressão

    Introdução 

    Há uma diversidade de formas pelas quais as crianças podem se expressar e uma delas é o desenho. Ele é uma prática natural imprescindível, que todos podem usar como forma de expressãoque contribui com o desenvolvimento emocional infantil. Segundo Juqueira Filho (2005) o desenho é uma linguagem com estruturas e regras próprias de funcionamento, que dá significado a toda e qualquer realização humana, que se enquadra num sistema de representação, como produção de sentido. Desenhando, a criança imprime registros, portanto, expressa e comunica.

    Justificava e problemas da pesquisa

    A pesquisa se justifica por compreender processos de imaginação e criação, que se materializam através do desenho infantil. Diante disso, visando analisar as concepções e práticas do professor, indaga-se: Quais são as concepções dos professores sobre o desenho infantil como forma de linguagem e expressão? Os professores compreendem que o desenho se constitua um sistema de representação?

    Objetivo da pesquisa

    O objetivo é analisar as concepções dos professores sobre o desenho como forma de linguagem e expressão ressaltando essa ferramenta essencial para que as crianças expressem uma variedade de sentimentos. 

    Referencial teórico que fundamenta a pesquisa

    Além de uma expressão artística, o desenho exprime sentimentos que talvez sejam difíceis de serem ditos, Moreira (2010, p. 20) acrescenta, ainda, que “o desenho é para a criança uma linguagem como o gesto ou a fala”, devendo ser instigado pelos professores ou responsáveis, visto que pode ser retratação de algum trauma, alegria, descobertas ou até medos. A sua interpretação deve ser meticulosa, “Normalmente, a análise de um desenho é um processo longo, no qual serão avaliados diversos aspectos, relações familiar e social, a organização do espaço utilizado nas brincadeiras, entre outros” Gobbi (1999, p.1). Portanto, é importante saber identificar os elementos em seus desenhos.

    Procedimentos metodológicos

    A pesquisa foi desenvolvida por método qualitativo, realizada mediante a utilização de formulário online aplicado e desenvolvido para coleta de dados junto aprofessores da rede pública dacidades próximas a Montes Claros. Afim de obter resultados concretos, foram elaboradas quatro perguntas abertas e de respostas livres.

    Análise dos dados e resultados finais da pesquisa

    A pesquisa revelou diferentes percepções docentes. Os participantes são cinco docentes, todos com graduação em Pedagogia, além de possuírem pós-graduação na área, atuando entre 8 a 30 anos.

    Sobre os significados dos desenhos, dos cinco participantes, um considera o desenho como auxiliador das habilidades motoras, tem como lembrança um desenho de um aluno onde é retratada a família juntamente com uma estrela que seria o seu pai falecido. Dois docentes apontam o desenho como forma de expressão, ambos dizem das representações de famílias nos desenhos das crianças -uma com descoberta de mãe deficiente física e outra com a inclusão de um cachorro sendo considerado um membro familiar.

    E por fim, dois professores consideram o desenho como recurso de aprendizagem. Um deles chama atenção para a forma negativa de abordar o desenho em sala de aula. Ao limitar a prática do desenho ao treino motor, cita que fez um desenho pontilhado e seu aluno não possuíacoordenação motora, chorava por frustação. O professor marcava o tempo para que aquela atividade pudesse ser realizada e, após tantas tentativas, a criança bateu o "recorde" e somente assim ficou feliz com sua evolução. Nessa prática, podemos perceber uma educação que não tem como fim a criatividade, se trata de uma educação opressora, ao cronometrar tempo, faz com que a criança se sinta pressionada. 

    Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED

    Este estudo sobre o desenho como forma de linguagem e expressão relaciona a atividade criativa ao desenvolvimento global da criança. Ao desenhar a criança reformula conceitos, aprimora suas capacidades e expressa suas emoções. A pesquisa é de suma importância para a Educação Infantil por trazer reflexões sobre as manifestações gráficas que são inerentes ao universo infantil e conecta-se ao eixo Infâncias e Educação Infantildo XV COPED.

    Considerações finais 

    Considera-se o desenho uma linguagem fundamental para o desenvolvimento infantil. Através dele, as crianças expressam seus sentimentos, pensamentos, ideias e experiências. É uma ferramenta poderosa para a comunicação, aprendizagem e desenvolvimento emocional.

    Referências

    JUNQUEIRA FILHO, G. de A. Linguagens Geradoras: seleção e articulação de conteúdos em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005.

    MOREIRA, A. A. A. O espaço do desenho: A educação do educador. São Paulo: Edições Loyola, 1984.

    GOBBI, Márcia. Lápis vermelho é de mulherzinha: desenho infantil, relações de gênero e crianças pequenas. Campinas: Pró-Posições, 1999. v. 10.

     

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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)