O ATO DE LER E SEUS GESTOS DE ENSINO: CONTOS DE FADAS, ESCOLA E SUJEITOS DA LEITURA.

  • Autor
  • Fernanda Rabelo Leal Malveira
  • Resumo
  • O projeto de pesquisa está inserido no campo de multiletramentos e possui a leitura na alfabetização como temática. O objetivo geral é analisar a influência dos fatores políticos e sociais na aplicação do conteúdo dos contos de fadas no âmbito escolar brasileiro. Especificamente, pretende-se vislumbrar a manifestação dos contos de fadas em materiais didáticos dos anos iniciais com o propósito de observar a abordagem não crítica, mas apenas prescritiva que se faz atualmente, bem como analisar quais são as determinações do Estado para aplicação deste conteúdo e se estão sendo atendidas, destacando-se a relevância social desta investigação. A realização da pesquisa se justifica na medida em que se observa a tradição de abordar os contos de fadas de maneira muito estereotipada, vazia, sem dar margem à exploração da profundidade de seu conteúdo. Coelho (1987, p. 09) considera que: “O Realismo Mágico ou Maravilhoso é, desde os anos 50/60 (sem falarmos nos precursores do início do século), uma das correntes mais fecundas da nova literatura”. Desta forma, como problema de pesquisa, suspeita-se que o ensino dos contos de fadas se resume a práticas prescritivas em detrimento da exploração da livre interpretação e reflexão na leitura dos contos de fadas em sua real potência, riqueza, sentido e relevância. A abordagem será qualitativa e a pesquisa será bibliográfica na qual será abordado o debate à luz de autores como Coelho (1987), Tatar (2010), Freire (1974), entre outros. Os procedimentos metodológicos consistirão em selecionar recortes sobre contos de fadas nos materiais didáticos dos anos iniciais de escolas públicas e de escolas particulares da cidade de Montes Claros para analisar a didática e as metodologias aplicadas em seu ensino. A pesquisa está em andamento, razão pela qual não possuímos resultados finais. 

     

     

  • Palavras-chave
  • Contos de Fadas. Escola. Leitura.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)