O presente trabalho foi baseado em observações feitas em salas de aula da educação básica do campo do município de Sidrolândia - MS, onde 95% dos alunos moram em fazendas e assentamentos, aonde a tecnologia não chega em muitos desses lugares. Nisso vemos a urgência de desenhar novos caminhos para garantir que a aprendizagem aconteça, e a linguagem musical como ferramenta pedagógica é uma opção para que a alfabetização e o letramento venham acontecer de forma prazerosa eliminando a desigualdade resultantes de diferenças no contexto de cada um, e mantendo a oportunidade de avanço para todos. O objetivo da pesquisa é compreender as dificuldades encontradas na alfabetização; entender as vias institucionais para a prática pedagógica na educação no campo; pensar em aplicações e contribuições musical para a educação no campo; identificar a importância de novas práticas pedagógicas, usando o dialogismo como princípio pedagógico da educação musical. A pesquisa visa contextualizar a pedagogia ativa musical europeia da primeira metade do século XX, trazendo como referencial teórico Zoltán Kodály (Hungria, 1882-1967) que, em 1925, se preocupou em sistematizar a educação musical para crianças criando um coral e escrevendo músicas. E o dialogismo de Paulo Freire e Mikhail Bakhtin como princípio pedagógico da educação musical. As metodologias usadas serão as revisões da LDBEN nº 9.394/1996, que introduz a linguagem de música como conteúdo obrigatório do componente curricular da educação básica, o PCNs publicado no ano de 1997, onde a área da música é agraciada com uma seção específica, limitada a quatro páginas, a nova BNCC (Brasil, 2019) que envolve a Arte e suas linguagens, tendo a música como conteúdo obrigatório desde a infância. Por não haver resultados parciais, diante da pesquisa proposta, visa-se buscar uma maneira de aprimorar a educação em nossas crianças usando a música como um auxílio no aprendizado.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)