EDUCAÇÃO NO CAMPO E LINGUAGEM MUSICAL: A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR DO CAMPO

  • Autor
  • MIRIAN MONTEIRO VEIGA FAGUNDES
  • Resumo
  • O presente trabalho foi baseado em observações feitas em salas de aula da educação básica do campo do município de Sidrolândia - MS, onde 95% dos alunos moram em fazendas e assentamentos, aonde a tecnologia não chega em muitos desses lugares. Nisso vemos a urgência de desenhar novos caminhos para garantir que a aprendizagem aconteça, e a linguagem musical como ferramenta pedagógica é uma opção para que a alfabetização e o letramento venham acontecer de forma prazerosa eliminando a desigualdade resultantes de diferenças no contexto de cada um, e mantendo a oportunidade de avanço para todos. O objetivo da pesquisa é compreender as dificuldades encontradas na alfabetização; entender as vias institucionais para a prática pedagógica na educação no campo; pensar em aplicações e contribuições musical para a educação no campo; identificar a importância de novas práticas pedagógicas, usando o dialogismo como princípio pedagógico da educação musical. A pesquisa visa contextualizar a pedagogia ativa musical europeia da primeira metade do século XX, trazendo como referencial teórico Zoltán Kodály (Hungria, 1882-1967) que, em 1925, se preocupou em sistematizar a educação musical para crianças criando um coral e escrevendo músicas. E o dialogismo de Paulo Freire e Mikhail Bakhtin como princípio pedagógico da educação musical. As metodologias usadas serão as revisões da LDBEN nº 9.394/1996, que introduz a linguagem de música como conteúdo obrigatório do componente curricular da educação básica, o PCNs publicado no ano de 1997, onde a área da música é agraciada com uma seção específica, limitada a quatro páginas, a nova BNCC (Brasil, 2019) que envolve a Arte e suas linguagens, tendo a música como conteúdo obrigatório desde a infância. Por não haver resultados parciais, diante da pesquisa proposta, visa-se buscar uma maneira de aprimorar a educação em nossas crianças usando a música como um auxílio no aprendizado.

     

     

  • Palavras-chave
  • Música e Educação no Campo, Pedagogia de Kodály, Paulo Freire.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)