Michele Pereira Caetano
Pedagogia - Unimontes
Débora Medeiros Damasceno
Pedagogia - Unimontes
Emilly Thainá Pereira Dias
Pedagogia - Unimontes
emillydiastdp@gmail.com
Jéssica Thais Aguiar e Silva
Pedagogia - Unimontes
Janine Pereira Gonçalves
Pedagogia - Unimontes
Eixo 8: Infãncias e Educação Infantil
Palavras-chaves: Educação Infantil. Brincar. Professor. Infância.
Este estudo aborda a importância do brincar na educação infantil para o desenvolvimento da criança. Conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 1999), as instituições de ensino devem ofertar práticas de cuidados que levem as crianças a terem esse desenvolvimento através da ludicidade e criatividade.
O estudo orientou-se pelo seguinte problema: Nas práticas cotidianas, os professores estão viabilizando o brincar na educação infantil? A pesquisa se justifica por discutir o desenvolvimento da criança no âmbito escolar através das brincadeiras, proporcionando uma aprendizagem prazerosa.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a prática do brincar na Educação Infantil.
Segundo Brougère (2002), o brincar é uma atividade interna cheia de significação social.Vigotski (2007) afirma que o brincar cria uma zona de desenvolvimento proximal, favorecendo a passagem da criança para outro nível. Interações e brincadeiras é um dos eixos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Como procedimentos metodológicos foi realizada pesquisa qualitativa, Vieira e Zouain (2005) afirmam que a pesquisa qualitativa atribui importância fundamental aos depoimentos dos atores sociais envolvidos, aos discursos e aos significados transmitidos por eles. A produção de dados foi através de questionários aplicados em escolas públicas de Montes Claros – 6 professoras responderam as perguntas e compõem o universo do estudo.
O levantamento de dados foi realizado com 4 professoras da educação infantil. O perfil das professoras indica: 2 com idade de 26 anos,1 com 40 anos e 1 com 47 anos, apresentam formação em Pedagogia e trabalham em escolas. Aplicando o questionário com 6 perguntas sobre o brincar na Educação Infantil.A primeira pergunta buscou captar a importância do brincar para o desenvolvimento saudável das crianças. Responderam que o brincar deve ser o alicerce da criança e que através de brincadeiras lúdicas as crianças aprendem mais, conseguem associar melhor os conteúdos.
Ao segundo questionamento sobre as estratégias que utilizam para promover um ambiente propício ao brincar em sala de aula. Responderam que utilizam músicas, jogos de faz de conta, brincadeiras de roda dentre outros. A terceira pergunta buscava compreender os principais desafios que essas professoras enfrentam ao incorporar o brincar na rotina escolar. As respostas foram:
Professora 1:Conseguir incorporar as brincadeiras e ao mesmo tempo introduzir os conteúdos a serem trabalhados na sala de aula.
Professora 2: Separação dos momentos! É difícil para as crianças perceber que existem momentos em que seja necessário deixar o brincar em segundo plano. E que no brincar também pode existir regras.
Professora 3: Falta de material concreto para ser trabalhado uma vez que a professora precisa confeccionar, turmas superlotadas, adaptação de materiais para alunos com deficiência e dificuldade na aprendizagem.
Professora 4: Falta de experiência, escola com pouco espaço físico para brincadeiras e ausência de material lúdico.
A quarta pergunta, sobre realização de brincadeiras com as crianças ao ar livre. Todas responderam que sim, e ainda foi salientado por uma professora que essa é uma exigência da coordenação pedagógica.A quinta pergunta,sobre brinquedos e brincadeiras propostas às crianças. Responderam que realizam brincadeiras relacionadas com músicas e imaginação!Brincadeiras que envolvem jogos matemáticos de alfabetização, brincadeiras que envolvem os movimentos corporais. A sexta pergunta relativa às dificuldades ou limitações para a prática do brincar. A resposta foi acreditar que a maior dificuldade é encontrar brincadeiras que sejam lúdicas e ao mesmo tempo significativas e a falta de recurso.
Conclui? se que as professoras valorizam o brincar,promovem brincadeiras e participam com as crianças, demonstram uma atitude positiva, se adaptam e realizam brincadeiras.
O brincar na educação infantil permite o desenvolvimento das crianças, auxiliando a criatividade e socialização que são pontos necessários para a formação democrática.
Os dados desta pesquisa mostram a importância da mediação do professor na inserção das brincadeiras no contexto escolar. Por meio do brincar que as crianças aprendem, se desenvolvem e constroem seus conhecimentos. Entretanto, os docentes encontram dificuldades em realizar as brincadeiras lúdicas, mas reforçam a importância do brincar no desenvolvimento do ensino-aprendizagem da criança na Educação Infantil .
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VIGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BROUGÈRE, G. Jogo e educação . Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
VIEIRA, M. M. F. e ZOUAIN, D. M. Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)