O brincar na educação infantil

  • Autor
  • Michele Pereira Caetano
  • Co-autores
  • Janine Pereira Gonçalves , Jéssica Thais Aguiar e Silva , Débora Medeiros Damasceno , Emily Thaina Pereira Dias
  • Resumo
  • O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Michele Pereira Caetano

    Pedagogia - Unimontes

    michelecaetano777@gmail.com

    Débora Medeiros Damasceno

    Pedagogia - Unimontes

    dehsouzaa23@gmail.com

    Emilly Thainá Pereira Dias

    Pedagogia - Unimontes

    emillydiastdp@gmail.com

    Jéssica Thais Aguiar e Silva

    Pedagogia - Unimontes

     aguiarjessica159@gmail.com

    Janine Pereira Gonçalves

    Pedagogia - Unimontes

    janemoc1307@gmail.com

    Eixo 8: Infãncias e Educação Infantil

     Resumo

    A pesquisa pretende analisar a prática do brincar na educação infantil. Como referencial teórico recorreu-se aos estudos de Brougère (2002) e Vigotski (2007). A metodologia utilizada foi qualitativa, empregando questionário com quatros professoras da educação infantil. A coleta de dados e resultados finais da pesquisa foram alcançadas de acordo com análise das respostas do questionário.

    Palavras-chaves: Educação Infantil. Brincar. Professor. Infância.

                Introdução

    Este estudo aborda a importância do brincar na educação infantil para o desenvolvimento da criança. Conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 1999), as instituições de ensino devem ofertar práticas de cuidados que levem as crianças a terem esse desenvolvimento através da ludicidade e criatividade.

    Justificativa e problema da pesquisa

    O estudo orientou-se pelo seguinte problema: Nas práticas cotidianas, os professores estão viabilizando o brincar na educação infantil? A pesquisa se justifica por discutir o desenvolvimento da criança no âmbito escolar através das brincadeiras, proporcionando uma aprendizagem prazerosa.

     

    Objetivo da pesquisa

    A presente pesquisa tem como objetivo analisar a prática do brincar na Educação Infantil.

    Referencial teórico que fundamenta a pesquisa

     Segundo Brougère (2002), o brincar é uma atividade interna cheia de significação social.Vigotski (2007) afirma que o brincar cria uma zona de desenvolvimento proximal, favorecendo a passagem da criança para outro nível. Interações e brincadeiras é um dos eixos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

    Procedimentos metodológicos

    Como procedimentos metodológicos foi realizada pesquisa qualitativa, Vieira e Zouain (2005) afirmam que a pesquisa qualitativa atribui importância fundamental aos depoimentos dos atores sociais envolvidos, aos discursos e aos significados transmitidos por eles. A produção de dados foi através de questionários aplicados em escolas públicas de Montes Claros – 6 professoras responderam as perguntas e compõem o universo do estudo.

    Análise dos dados e resultados finais da pesquisa

    O levantamento de dados foi realizado com 4 professoras da educação infantil. O perfil das professoras indica: 2 com idade de 26 anos,1  com 40 anos e 1 com 47 anos, apresentam formação em Pedagogia e trabalham em escolas. Aplicando o questionário com 6 perguntas sobre o brincar na Educação Infantil.A primeira pergunta buscou captar a importância do brincar para o desenvolvimento saudável das crianças. Responderam que o brincar deve ser o alicerce da criança e que através de brincadeiras lúdicas as crianças aprendem mais, conseguem associar melhor os conteúdos.

    Ao segundo questionamento sobre as estratégias que utilizam para promover um ambiente propício ao brincar em sala de aula. Responderam que utilizam músicas, jogos de faz de conta, brincadeiras de roda dentre outros. A terceira pergunta  buscava compreender os principais desafios que essas professoras enfrentam ao incorporar o brincar na rotina escolar. As respostas foram: 

     

    Professora 1:Conseguir incorporar as brincadeiras e ao mesmo tempo introduzir os conteúdos a serem trabalhados na sala de aula. 

    Professora 2: Separação dos momentos! É difícil para as crianças perceber que existem momentos em que seja necessário deixar o brincar em segundo plano. E que no brincar também pode existir regras. 

    Professora 3: Falta de material concreto para ser trabalhado uma vez que a professora precisa confeccionar, turmas superlotadas, adaptação de materiais para alunos com deficiência e dificuldade na aprendizagem. 

    Professora 4: Falta de experiência, escola com pouco espaço físico para brincadeiras e ausência de material lúdico.

     

    A quarta pergunta, sobre realização de  brincadeiras com as crianças ao ar livre. Todas responderam que sim, e ainda foi salientado por uma professora que essa é uma exigência da coordenação pedagógica.A quinta pergunta,sobre brinquedos e brincadeiras propostas às crianças. Responderam que realizam brincadeiras  relacionadas com músicas e imaginação!Brincadeiras que envolvem jogos matemáticos de alfabetização, brincadeiras que envolvem os movimentos corporais. A sexta  pergunta relativa às dificuldades ou limitações para a prática do brincar. A  resposta foi acreditar que a maior dificuldade é encontrar brincadeiras que sejam lúdicas e ao mesmo tempo significativas e a falta de recurso.

    Conclui?  se que as professoras valorizam o brincar,promovem brincadeiras e participam com as crianças, demonstram uma atitude positiva, se adaptam e realizam brincadeiras.

    Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED

     

    O brincar na educação infantil permite o desenvolvimento das crianças, auxiliando a criatividade e socialização que são pontos necessários para a formação democrática.

     

    Considerações finais

    Os dados desta pesquisa mostram a importância da mediação do professor na inserção das brincadeiras no contexto escolar. Por meio do brincar que as crianças aprendem, se desenvolvem e constroem seus conhecimentos. Entretanto, os docentes encontram dificuldades em realizar as brincadeiras lúdicas, mas reforçam a importância do brincar no desenvolvimento do ensino-aprendizagem da criança na Educação Infantil .

    Referências

    .

    VIGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

    BROUGÈRE, G. Jogo e educação . Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

    VIEIRA, M. M. F. e ZOUAIN, D. M. Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

  • Palavras-chave
  • Educação infantil. Brincar. Professor. Infância
  • Área Temática
  • Infâncias e Educação Infantil
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)