Os contos de fadas são considerados um método de ensino e aprendizagem que trazem consigo mais do que simples histórias. Além de ser uma importante ferramenta no campo da pedagogia, essas narrativas estão inseridas em um contexto político mais amplo, pois, não só influenciam, mas também são influenciadas por políticas educacionais, exemplificadas por iniciativas como o programa “Conta pra Mim”, do Ministério da Educação que fornece versões modificadas dos contos clássicos. Dito isso, essa pesquisa busca responder o seguinte questionamento: Quais as concepções pedagógicas e políticas estão inseridas nos contos de “literacia” que o programa Conta pra mim oferece? O estudo tem como objetivo: analisar relação dialógica dos contos clássicos e a polifonia das práticas de literacia familiar ofertadas pelo programa conta pra mim. Nesse sentido, a relevância desse estudo se ancora na relação da pesquisadora com o tema e na necessidade de proporcionar aos professores e estudantes brasileiros metodologias para uma interpretação mais crítica dos contos dessa literatura. Trata-se de um estudo qualitativo caracterizado por investigações que, somadas às pesquisas bibliográficas e documentais, se realizará recortes de falas, imagens e orientações na plataforma do site Conta pra Mim. Os recortes serão escolhidos de acordo com o objetivo da pesquisa. A fundamentação teórica perpassa pelo estudo das leis e documentos oficiais que regem o ensino brasileiro. Além de autores como Bakthin (2008), Coelho (1987), Freire (2002), Orlandi (2001), Carel (2011) entre outros. A pesquisa está atualmente em andamento, permitindo possíveis modificações e aprimoramentos.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)