A educação é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento individual e social. No entanto, a complexidade do mundo contemporâneo exige que a formação educativa transcenda a simples transmissão de conhecimentos acadêmicos, incorporando saberes práticos e contextuais que capacitem os estudantes a enfrentarem desafios reais. Este artigo explora como práticas educativas baseadas em saberes integrados podem contribuir para a formação de cidadãos críticos, criativos e éticos. A educação integral propõe uma abordagem holística, contemplando não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também emocional, social e ético. Nessa perspectiva, os saberes educativos não se limitam ao conteúdo curricular, mas incluem experiências práticas que enriquecem o processo de aprendizagem. Estudos mostram que metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos e a educação experiencial, têm um impacto positivo na formação dos estudantes. Este estudo utiliza uma abordagem qualitativa, centrada em uma revisão bibliográfica sistemática para explorar a integração de saberes e práticas educativas na formação integral dos estudantes. A pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados acadêmicas: SciELO, Google acadêmico e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Essas bases foram selecionadas devido à sua abrangência e relevância na área da educação, garantindo a inclusão de estudos significativos e atualizados. Os critérios de inclusão foram estabelecidos para garantir a relevância e a qualidade dos estudos selecionados. Primeiramente, foram considerados apenas artigos publicados entre 2010 e 2023, assegurando a contemporaneidade dos dados analisados. Em segundo lugar, foram incluídos apenas estudos que abordassem diretamente a integração de saberes teóricos e práticos na educação. Os critérios de exclusão também foram claramente definidos. Foram excluídos livros, capítulos de livros não revisados por pares e artigos de opinião, para manter o foco em pesquisas empíricas e teóricas robustas. Além disso, estudos publicados antes de 2010 foram excluídos, exceto por aqueles considerados clássicos indispensáveis ao referencial teórico. Artigos que não abordassem diretamente a relação entre saberes teóricos e práticos na educação também foram excluídos, garantindo a relevância temática. A revisão da literatura revela que a integração de saberes teóricos e práticos é essencial para uma educação significativa. Práticas como oficinas, projetos interdisciplinares e atividades extracurriculares complementam o currículo formal, proporcionando experiências que enriquecem o aprendizado. As práticas educativas que incluem a educação emocional e social ajudam no desenvolvimento de habilidades como empatia, resiliência e colaboração. Esses aspectos são fundamentais para a formação integral, preparando os estudantes para lidar com as complexidades da vida moderna
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)