O presente trabalho, traz uma abordagem qualitativa referente à utilização dos gêneros textuais no processo de alfabetização, bem como a maneira que se dá esse movimento e os reflexos dessa prática para o desenvolvimento dos educandos. Buscamos analisar o seguinte problema: os textos têm se constituído em eixo no processo de alfabetização? Para tanto, realizamos um percurso de investigação científica através de questionários, onde os sujeitos são 7 professoras alfabetizadoras da rede municipal de Montes Claros/MG. Constatamos que, as professoras tem utilizado diversos gêneros textuais em suas práticas, no entanto não o fazem tomando-os como eixo no processo de alfabetização.
Palavras-chave: Alfabetização. Gêneros textuais. Práticas.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)