A disciplina de Estágio da Licenciatura III reúne estudantes graduandos de Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade Regional de Blumenau, tendo por finalidade propiciar vivências reflexivas do professor em formação inicial dentro de sala de aula na rede pública do Ensino Médio. O presente resumo tem como objetivo relatar a experiência das acadêmicas na Escola de Educação Básica Luiz Delfino com foco em aprendizagem por metodologias ativas nos diferentes níveis do Ensino Médio. Partindo de questões como: Será possível a aplicação de práticas educativas com metodologias ativas no ensino de ciências? Como a turma reage mediante diferentes metodologias de aprendizado?. Por se tratar de um relato, apoiou-se metodologicamente na abordagem (Auto)Biográfica de Nóvoa e no Ciclo Virtuoso do Professor Reflexivo de Carvalho. Contendo como suporte epistemológico, embasou-se na Base Nacional Comum Curricular, na Proposta Curricular de Santa Catarina e na LDB 9394/96. Partindo do pressuposto que embasam as metodologias ativas, ou seja, que o processo ensino-aprendizagem é bilateral, dinâmico e coletivo, entendemos que faz-se necessário que o professor tenha a percepção de que o centro da aprendizagem é o estudante, deixando de ser um mero receptor passivo das informações e passando a ser o elemento ativo de sua aprendizagem. Através da reflexão feita pelas acadêmicas, planejamos e executamos aulas sobre genética (no terceiro ano), bactérias (no segundo ano) e composição química da célula (no primeiro ano), atentas às estratégias como aulas práticas, jogos, rotação por estações e estudos de caso. Após a aplicação das aulas, nossos resultados pautados na observação da desenvoltura e participação discente apontaram que os educandos participam e colaboram com o andamento das metodologias de forma ativa e autônoma, transformando o processo de ensino-aprendizagem em momentos mais dinâmicos e contextualizados. Apesar que, por vezes, encontramos dificuldades em nossas práticas docentes, como o comportamento inadequado dos estudantes, falta de interesse, estrutura curricular e postura da gestão escolar, percebemos que nosso esforço e dedicação foram válidos pelos resultados anteriormente mencionados. Por fim, vale salientar que, mesmo sabendo-se do esforço que é necessário para planejar e aplicar metodologias ativas, é de suma importância criar tempos e espaços para educadores e educandos de todos os níveis e modalidades de ensino, que em permanente construção, tornem-se ativos e autônomos, durante o processo de ensino-aprendizagem. Além do mais, essas vivências instigam a formação integral dos estudantes, sejam os docentes em formação inicial ou estudantes do ensino médio, nas competências e habilidades esperadas.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica