XV Seminário Integrado das Licenciaturas, X Seminário do PIBID, VIII Seminário PARFOR, VII Seminário PROESDE

XV Seminário Integrado das Licenciaturas, X Seminário do PIBID, VIII Seminário PARFOR, VII Seminário PROESDE

BNCC: Novas Orientações Curriculares para a Educação Básica e os Impactos para as Licenciaturas

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De 29 a 31 de agosto Todos os dias das 08h00 às 17h00

Sobre o Evento

O XV Seminário Integrado das Licenciaturas, X Seminário do PIBID, VIII Seminário PARFOR, VII Seminário PROESDE está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante (PROEN) relacionado aos Cursos de Licenciatura da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e seus Cursos de Licenciatura; com o apoio da FAPESC, PARFOR, PIBID, PROESDE, CAPES e UNIEDU. O objetivo geral do evento é socializar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos e docentes dos cursos de graduação, pós-graduação e comunidade externa, bem como acadêmicos vinculados aos programas PARFOR e PROESDE. Como principal resultado deste evento, entende-se o aperfeiçoamento do processo de formação Inicial e continuada da profissionalização docente.

Palestrantes

  • Mirela Cunha Cardoso Ramacciotti
  • Júlio Faria Corrêa
  • Karla Lúcia Bento
  • Kalina Salaib Springer
  • Halina Macedo Leal
  • Carla Carvalho
  • Tiago Venturi
  • Luciane Schulz
  • Daniela Tomio
  • Antonio José Lopes
  • Maria Salett Biembengut
  • Julice Dias
  • Andrea Soares Wuo
  • Maristela Pitz dos Santos
  • Melita Bona

Programação

08h00 DO PÓ AO CONCRETO Exposição
DO PÓ AO CONCRETO
Local: Local a definir

Exposição de trabalhos dos alunos de Artes Visuais PARFOR/FURB, desenvolvido na disciplina Escultura I ministrada pela professora Roseli Moreira. Buscou-se inspiração em escultores como Pita Camargo e Bruno Giorgi, com pesquisa em formas orgânicas e abstratas.

Técnica escultórica ulizada: a talha e a materialidade, concreto celular

Estudantes: Adriana Schoeffel, Jirlene Felix, Juliana Pereira, Lilian Veronica Souza, Luziana dos S. Costa, Marcos Maranhão, Nildásia de Oliveira Manske, Valci Schneider, Zoreide Clen

08h00 CAMINHOS DA ARTE EDUCAÇÃO: PERCURSOS DE PROFESSORES-ARTISTAS Exposição
CAMINHOS DA ARTE EDUCAÇÃO: PERCURSOS DE PROFESSORES-ARTISTAS
Local: Local a definir

Os estudantes do curso de Artes Visuais apresentam suas experiências de produção independente, realizada fora da sala de aula.

Parciparam deste trabalho diversos estudantes com técnicas diversas como: Gravuras, Cerâmicas, Desenhos e Pinturas.

Estudantes: Amanda E.T Marcello, Camila Firmo, Caroline Laura, Gislaine Darossi, José Inacio Sperber, Lecia Anne Mikowski e Suellen Alves Francisco, Tayná Ribeiro

18h45 Educação Fora da Sala: A Utilização do Espaço Museológico Como Extensão da Sala de Aula Oficina
Local: Sala I-508

Síntese: Os museus sempre foram visto de maneira geral apenas como instituições turísticas para entretenimento, mas a ideia de um museu vai além de apenas uma atração, é um espaço de ensino e aprendizagem. Os museus podem ser usado de diversas como espaço de ensinar, onde o professor pode utilizar de sua narrativa e seu acervo para um ensino lúdico. A proposta é demonstra como os professores podem utilizar o espaço museológico para dar sua aula. Apresentando como estudo o Memorial Funerário Mathias Haas que em conjunto com o PIBID ofereceu uma abertura para trabalhar o seu acervo como material didático.

A oficina está vinculada ao projeto PIBID

Responsável: Marcelino Valencio Junior

18h45 Pão-por-Deus Oficina
Local: Sala I-407

Síntese: A atividade busca resgatar elementos da cultura catarinense de origem portuguesa. Desenvolver Pão-por-Deus e compreender as influencias de culturas como Halloween que estão se sobrepondo aos costumes tradicionais brasileiros.

A oficina está vinculada ao projeto PIBID

Responsável: Prof. Lucinéia Sanches

18h45 Resolução de Problemas: Matemática nos Anos Inicias do Ensino Fundamental Oficina
Local: Sala I-504 (NEEM)

Síntese: A oficina tem como finalidade discutir a Resolução de Problemas no contexto de uma metodologia de ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa metodologia tem o estudante como foco de aprendizagem e o professor como mediador e é orientada pelos passos indicados por Onuchic e Allevato, no qual os problemas são utilizados como um meio se aprender Matemática. Ainda, a Resolução de Problemas nessa concepção se constitui como uma macro habilidade – conforme indicado na Base Nacional Comum Curricular. Serão discutidos os aspectos didáticos que norteiam para prática em sala de aula, bem como será apresentado como questões de livros didáticos podem ser adaptadas para serem utilizadas de acordo com essa metodologia.

A oficina está vinculada ao projeto de extensão: Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática

Responsável: Prof. Dra. Janaína Poffo Possamai

18h45 Ataque às Universidades/IF's uma análise sobre o contexto educacional brasileiro contemporâneo Oficina
Local: Sala I-612

Síntese: O sistema educacional brasileiro, moldado em grande parte por uma pedagogia tradicional tecnicista, percebe na educação uma maneira de formar indivíduos aptos ao mercado de trabalho e acaba ignorando o propósito da educação de auxiliar na formação de sujeitos críticos em relação à sociedade e ao contexto em que estão inseridos conforme orienta a Lei de diretrizes e bases – LDB. Frente à situação atual de tentativa de descredibilização e reduções orçamentárias das instituições de ensino, propõe-se a oficina Ataque às Universidades/IF's: uma análise sobre o contexto educacional brasileiro contemporâneo. Nessa oficina, objetiva-se analisar a conjuntura política, voltada especificamente para as políticas públicas de educação dos últimos governos e possibilitar uma reflexão sistemática do assunto, através de publicações midiáticas com artigos de jornais online. Para alcançar os objetivos, a oficina será organizada em três momentos: apresentação expositiva dialogada sobre conceitos e contexto da temática; análise em grupos, com reportagens tratando sobre a forma que medidas governamentais voltadas para a educação são veiculadas nos meios de comunicação contemporâneos e, por fim, uma reflexão e socialização das análises desenvolvidas.

A oficina está vinculada ao projeto PIBID

Responsáveis: Lucas Bouvie e Thalia Baumann Loterio

18h45 Tecnologias Digitais na Educação: Vamos Experimentar? Oficina
Local: Sala G-206 (LIFE)

Síntese: As tecnologias digitais aindam têm tido aplicação limitada nos processos educacionais, seja pela carência de recursos, de informática pela falta de formação dos professores para lidar com elas ou mesmo pelo desconhecimento de suas possibilidades para além dos espaços das tradicionais salas de informática. Nesta formação,, além de discutir a importância da inserção das tecnologias nos processos de ensinar e aprender, vivenciaremos métodos e práticas para sua aplicação, usando recursos como lousa digital, notebooks, tablets, óculos 3D, óculos de realidade virtual, mesa multitoque, entre outras possibilidades.

A oficina está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Responsável: Prof. Mauricio Capobianco Lopes

18h45 O Corpo Quanto Instrumento Oficina
Local: Sala S-125

Síntese: A oficina trabalha tanto a preparação do ator quanto a performance do músico, por meio da prática musical em conjunto e jogos teatrais. Trabalhando aspectos como: pulso, ritmo, concentração, percepção e respiração.

A oficina está vinculada ao projeto PIBID

Responsáveis: Douglas Leoni e Luana Machado

18h45 Jogando com a Língua Portuguesa Oficina
Local: Sala I-507

Trata-se de uma atividade lúdica, um jogo de tabuleiro cuja temática são variações linguísticas e questões gramaticais da língua portuguesa. Os participantes serão organizados em duas equipes e terão como tarefa responder às questões propostas sobre o tema em questão. A oficina objetiva estimular o conhecimento a cerca das variações linguísticas; refletir sobre o uso da língua; aprender e exercitar de forma lúdica o conhecimento sobre a gramática da língua portuguesa.

A oficina está vinculada ao projeto PIBID

Responsáveis: Debora Cipriani Mendonça de Araújo, Gabriela Kozak, Gabrielle Magno Pinheiro da Cruz, Grazielle Monica Gueths Pansard, Tatyane Rabitz Gubetti e Rosimere da Rosa Pereira

18h45 Aulas abertas às experiências dos alunos: a co- decisão em foco Oficina
Local: Ginásio Escola

A oficina pretende mostrar que por meio da concepção de aulas abertas o professor admite que os alunos são pessoas que sabem atuar juntas e que devem entender-se conjuntamente quanto ao sentido das suas ações. A co-decisão preconizada nesta metodologia e foco desta oficina favorece a aquisição da capacidade de ação.

A oficina está vinculada ao projeto PIBID

Responsáveis: Adriele Fusão; Eduardo Felipe Apolinário; Fernanda Fraga; Núbia Nara Slomp; Patrícia Neto Fontes

18h45 Somos Todos Iguais? Questões de sexualidade na escola e na formação de professores Oficina
Local: Sala S-109

A sexualidade e as questões de gênero, presentes em todos os momentos e modalidades de educação, muitas vezes são negligenciadas em nome de uma suposta neutralidade. Tal postura, por parte dos docentes, equipe técnica e gestora da escola, produz sofrimentos em muitas pessoas, pela maneira singular e específica como vivenciam sua sexualidade.
Dialogar francamente sobre o tema ajuda na preparação de docentes, técnicos e gestores frente ao tema, pois passam a ser mais sensíveis e atentos aos problemas de sexualidade e às desigualdades de gênero que se desenvolvem nos espaços de educação. A partir disto eles podem, inclusive, servir de apoio aos colegas e estudantes que experimentam dificuldades, exclusões, estigmas e sofrimentos com a temática.
A oficina desenvolve aspectos atuais do tema, de forma dinâmica, envolvendo o público em atividades e diálogos (que só serão revelados no dia).

A oficina está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação

Responsável: Geórgia Paula Martins Faust

18h45 Iniciação ao Violão Oficina
Local: Sala R-207

A oficina apresentará conceitos básicos para o estudo de violão: postura, nomenclaturas, princípios técnicos, ações da mão esquerda e da mão direita, cifragem para acompanhamento de música popular. Os participantes poderão trazer o instrumento para prática de alguns exercícios e execução de uma música popular - acompanhamento - com dois acordes. A oficina contará com uma breve exposição teórica seguida de prática orientada diretamente no instrumento.

A oficina está vinculada ao curso de Música

Responsável: Prof. Renato Mór

18h45 Os métodos ativos em Educação Musical: uma escuta a partir da abordagem multi-sensorial d'O Passo Oficina
Local: Sala R-230

Por meio da abordagem muti-sensorial d'O Passo, exercícios de escuta ativa utilizando repertório popular diversificado e jogos de percussão corporal ajudarão a discutir uma questão importante: Qual a importância da música e de vivências musicais no contexto da escola hoje?

Responsável: Prof. Tiago Pereira

18h45 Letramento e gêneros textuais: aproximações teórico-práticas Oficina
Local: Sala I-409

O letramento, conceito constantemente discutido nas escolas, está relacionado aos usos que as sociedades organizadas em torno de um sistema de escrita, ou grafocêntricas, fazem da linguagem escrita em suas práticas sociais, especialmente por meio dos textos, que têm papel fundamental na vida das pessoas e no modo como se relacionam entre si e com o mundo. As características dos textos e os modos como circulam nos diferentes campos de atividades humanas têm passado por alterações constantes transformando os gêneros textuais contemporâneos que se caracterizam cada vez mais como multissemióticos e multimidiáticos, provocando a necessidade de ampliação do conceito para letramentos. Além disso, com a disseminação de tecnologias digitais, as formas de produzir e de interagir com os textos se transformam constantemente desafiando os professores a reverem concepções e propostas de trabalho. Diante disso, a oficina objetiva promover aproximações teórico-práticas a respeito do letramento e dos gêneros textuais, por meio da metodologia ativa estação por rotação, propondo novas possibilidades de interação com gêneros textuais dos diferentes campos de atuação, entre eles: verbete de enciclopédia, HQs online, receitas, relatório de experiência científica, ebook, entre outros.

A oficina está vincula ao curso de Pedagogia

Responsável: Cleide dos Santos Pereira Sopelsa

18h45 Metodologias Ativas - GamificAÇÃO na sala de aula Oficina
Local: Sala C-201 (EFEX)

Ao partir do princípio de que não existe uma única estratégia pedagógica de aprender e que a aprendizagem é um processo contínuo, a GAMIFICAÇÃO pode ser usada por professores de todos os níveis e áreas do conhecimento da educação básica. A GAMIFICAÇÃO é uma estratégia pedagógica que aplica os elementos dos jogos para aumentar a motivação e o engajamento dos alunos, reproduzindo os mesmos benefícios alcançados quando jogamos, como a imersão e a socialização. Nesta oficina, serão desenvolvidas atividades práticas de gamificação, com o uso da plataforma Kahoot, onde o participante irá aprender a desenvolver e aplicar o jogo em sala de aula usando as técnicas de gamificação.

A oficina está vincula ao Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores

Responsável: Luiz Alessandro da Silva

18h45 Warm-up activities: atividades para engajar os estudantes em aulas de língua Oficina
Local: Sala I-510

Esta oficina objetiva oferecer aos participantes conhecimentos acerca de warm-up activities, que são atividades tradicionalmente usadas nas aulas de língua inglesa para “quebrar o gelo”, porém podem ser utilizadas em aulas de língua, seja qual for, para engajar os estudantes em um determinado propósito. A literatura (conforme TOKUHAMA-ESPINOSA, 2014) tem sugerido o papel dessas atividades para baixar o filtro afetivo (KRASHEN, 1982) dos estudantes, ativar conhecimentos prévios e envolver os estudantes em interações com propósitos específicos. Por meio da apresentação de diversos exemplos de warm-up activities implementadas nos cursos presenciais do Programa Idiomas sem Fronteiras, os participantes desta oficina terão a oportunidade de vivenciar na prática tais atividades para que, posteriormente, possam planejar e implementar atividades adequadas aos seus contextos profissionais.

*o interessado não precisa ter proficiência na língua inglesa para participar da oficina.

Esta oficina está vinculada ao Programa Idiomas sem Fronteiras

Responsável: Cyntia Bailer

18h45 É possível identificar o AMOR num laboratório? Oficina
Local: Sala T-305

A sensação de estarmos apaixonados inicia primeiro no cérebro e depois chega ao coração. Porque o que nem tudo mundo sabe é que o amor tem origem química a partir da molécula de ocitocina, com 43 carbonos. Esse hormônio produzido pelo hipotálamo, é responsável por desenvolver apego e empatia entre pessoas. Assim como esse, outros hormônios, medicamentos, cosméticos e a maioria dos insumos utilizados no nosso dia-a-dia são constituídos por diversas substâncias químicas que apresentam em sua estrutura inúmeras funções orgânicas. As funções orgânicas são determinadas pelas estruturas e funcionamentos químicos dos compostos orgânicos. As semelhanças dos compostos orgânicos resultam na formação de grupos funcionais, o que facilitam o seu estudo. Para explorar características importantes dessas substâncias, nessa oficina faremos a identificação de alguns grupos funcionais: ácido carboxílico, álcool, aldeído, cetona e fenol em medicamentos e produtos da nossa rotina diária como Vitamina C, Tylenol, Aspirina, removedor de esmalte e Leite de Colônia no LENQUI – Laboratório de Ensino de Química do Departamento de Química da FURB. A atividade experimental será desenvolvida de maneira investigativa, sempre relacionando com a estrutura química presente nestes produtos para identificar onde e quais grupos funcionais estão presentes.

A oficina está vinculada ao curso de Licenciatura em Química

Responsável: Luana Marcele Chiarello

20h30 Ataque às Universidades/IF's uma análise sobre o contexto educacional brasileiro contemporâneo Oficina
Local: Sala I-612

Síntese: O sistema educacional brasileiro, moldado em grande parte por uma pedagogia tradicional tecnicista, percebe na educação uma maneira de formar indivíduos aptos ao mercado de trabalho e acaba ignorando o propósito da educação de auxiliar na formação de sujeitos críticos em relação à sociedade e ao contexto em que estão inseridos conforme orienta a Lei de diretrizes e bases – LDB. Frente à situação atual de tentativa de descredibilização e reduções orçamentárias das instituições de ensino, propõe-se a oficina Ataque às Universidades/IF's: uma análise sobre o contexto educacional brasileiro contemporâneo. Nessa oficina, objetiva-se analisar a conjuntura política, voltada especificamente para as políticas públicas de educação dos últimos governos e possibilitar uma reflexão sistemática do assunto, através de publicações midiáticas com artigos de jornais online. Para alcançar os objetivos, a oficina será organizada em três momentos: apresentação expositiva dialogada sobre conceitos e contexto da temática; análise em grupos, com reportagens tratando sobre a forma que medidas governamentais voltadas para a educação são veiculadas nos meios de comunicação contemporâneos e, por fim, uma reflexão e socialização das análises desenvolvidas.

A oficina está vinculada ao projeto PIBID

Responsáveis: Lucas Bouvie e Thalia Baumann Loterio

20h30 Educação Fora da Sala: A Utilização do Espaço Museológico Como Extensão da Sala de Aula Oficina
Local: Sala I-508

Síntese: Os museus sempre foram visto de maneira geral apenas como instituições turísticas para entretenimento, mas a ideia de um museu vai além de apenas uma atração, é um espaço de ensino e aprendizagem. Os museus podem ser usado de diversas como espaço de ensinar, onde o professor pode utilizar de sua narrativa e seu acervo para um ensino lúdico. A proposta é demonstra como os professores podem utilizar o espaço museológico para dar sua aula. Apresentando como estudo o Memorial Funerário Mathias Haas que em conjunto com o PIBID ofereceu uma abertura para trabalhar o seu acervo como material didático.

A oficina está vinculada ao projeto PIBID

Responsável: Marcelino Valencio Junior

20h30 O Corpo Quanto Instrumento Oficina
Local: Sala S-125

Síntese: A oficina trabalha tanto a preparação do ator quanto a performance do músico, por meio da prática musical em conjunto e jogos teatrais. Trabalhando aspectos como: pulso, ritmo, concentração, percepção e respiração.

A oficina está vinculada ao projeto PIBID

Responsáveis: Douglas Leoni e Luana Machado

20h30 Pão-por-Deus Oficina
Local: Sala I-407

Síntese: A atividade busca resgatar elementos da cultura catarinense de origem portuguesa. Desenvolver Pão-por-Deus e compreender as influencias de culturas como Halloween que estão se sobrepondo aos costumes tradicionais brasileiros.

A oficina está vinculada ao projeto PIBID

Responsável: Prof. Lucinéia Sanches

20h30 Resolução de Problemas: Matemática nos Anos Inicias do Ensino Fundamental Oficina
Local: Sala I-504 (NEEM)

Síntese: A oficina tem como finalidade discutir a Resolução de Problemas no contexto de uma metodologia de ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa metodologia tem o estudante como foco de aprendizagem e o professor como mediador e é orientada pelos passos indicados por Onuchic e Allevato, no qual os problemas são utilizados como um meio se aprender Matemática. Ainda, a Resolução de Problemas nessa concepção se constitui como uma macro habilidade – conforme indicado na Base Nacional Comum Curricular. Serão discutidos os aspectos didáticos que norteiam para prática em sala de aula, bem como será apresentado como questões de livros didáticos podem ser adaptadas para serem utilizadas de acordo com essa metodologia.

A oficina está vinculada ao projeto de extensão: Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática

Responsável: Prof. Dra. Janaína Poffo Possamai

20h30 Tecnologias Digitais na Educação: Vamos Experimentar? Oficina
Local: Sala G-206 (LIFE)

Síntese: As tecnologias digitais aindam têm tido aplicação limitada nos processos educacionais, seja pela carência de recursos, de informática pela falta de formação dos professores para lidar com elas ou mesmo pelo desconhecimento de suas possibilidades para além dos espaços das tradicionais salas de informática. Nesta formação,, além de discutir a importância da inserção das tecnologias nos processos de ensinar e aprender, vivenciaremos métodos e práticas para sua aplicação, usando recursos como lousa digital, notebooks, tablets, óculos 3D, óculos de realidade virtual, mesa multitoque, entre outras possibilidades.

A oficina está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Responsável: Prof. Mauricio Capobianco Lopes

20h30 Jogando com a Língua Portuguesa Oficina
Local: Sala I-507

Trata-se de uma atividade lúdica, um jogo de tabuleiro cuja temática são variações linguísticas e questões gramaticais da língua portuguesa. Os participantes serão organizados em duas equipes e terão como tarefa responder às questões propostas sobre o tema em questão. A oficina objetiva estimular o conhecimento a cerca das variações linguísticas; refletir sobre o uso da língua; aprender e exercitar de forma lúdica o conhecimento sobre a gramática da língua portuguesa.

A oficina está vinculada ao projeto PIBID

Responsáveis: Debora Cipriani Mendonça de Araújo, Gabriela Kozak, Gabrielle Magno Pinheiro da Cruz, Grazielle Monica Gueths Pansard, Tatyane Rabitz Gubetti e Rosimere da Rosa Pereira

20h30 Aulas abertas às experiências dos alunos: a co- decisão em foco Oficina
Local: Ginásio Escola

A oficina pretende mostrar que por meio da concepção de aulas abertas o professor admite que os alunos são pessoas que sabem atuar juntas e que devem entender-se conjuntamente quanto ao sentido das suas ações. A co-decisão preconizada nesta metodologia e foco desta oficina favorece a aquisição da capacidade de ação.

A oficina está vinculada ao projeto PIBID

Responsáveis: Adriele Fusão; Eduardo Felipe Apolinário; Fernanda Fraga; Núbia Nara Slomp; Patrícia Neto Fontes

20h30 Somos Todos Iguais? Questões de sexualidade na escola e na formação de professores Oficina
Local: Sala S-109

A sexualidade e as questões de gênero, presentes em todos os momentos e modalidades de educação, muitas vezes são negligenciadas em nome de uma suposta neutralidade. Tal postura, por parte dos docentes, equipe técnica e gestora da escola, produz sofrimentos em muitas pessoas, pela maneira singular e específica como vivenciam sua sexualidade. Dialogar francamente sobre o tema ajuda na preparação de docentes, técnicos e gestores frente ao tema, pois passam a ser mais sensíveis e atentos aos problemas de sexualidade e às desigualdades de gênero que se desenvolvem nos espaços de educação. A partir disto eles podem, inclusive, servir de apoio aos colegas e estudantes que experimentam dificuldades, exclusões, estigmas e sofrimentos com a temática. A oficina desenvolve aspectos atuais do tema, de forma dinâmica, envolvendo o público em atividades e diálogos (que só serão revelados no dia).

A oficina está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação

Responsável: Geórgia Paula Martins Faust

20h30 Iniciação ao Violão Oficina
Local: Sala R-207

A oficina apresentará conceitos básicos para o estudo de violão: postura, nomenclaturas, princípios técnicos, ações da mão esquerda e da mão direita, cifragem para acompanhamento de música popular. Os participantes poderão trazer o instrumento para prática de alguns exercícios e execução de uma música popular - acompanhamento - com dois acordes. A oficina contará com uma breve exposição teórica seguida de prática orientada diretamente no instrumento.

A oficina está vinculada ao curso de Música

Responsável: Prof. Renato Mór

20h30 Os métodos ativos em Educação Musical: uma escuta a partir da abordagem multi-sensorial d'O Passo Oficina
Local: Sala R-230

Por meio da abordagem muti-sensorial d'O Passo, exercícios de escuta ativa utilizando repertório popular diversificado e jogos de percussão corporal ajudarão a discutir uma questão importante: Qual a importância da música e de vivências musicais no contexto da escola hoje?

Responsável: Prof. Tiago Pereira

20h30 Letramento e gêneros textuais: aproximações teórico-práticas Oficina
Local: Sala I-409

O letramento, conceito constantemente discutido nas escolas, está relacionado aos usos que as sociedades organizadas em torno de um sistema de escrita, ou grafocêntricas, fazem da linguagem escrita em suas práticas sociais, especialmente por meio dos textos, que têm papel fundamental na vida das pessoas e no modo como se relacionam entre si e com o mundo. As características dos textos e os modos como circulam nos diferentes campos de atividades humanas têm passado por alterações constantes transformando os gêneros textuais contemporâneos que se caracterizam cada vez mais como multissemióticos e multimidiáticos, provocando a necessidade de ampliação do conceito para letramentos. Além disso, com a disseminação de tecnologias digitais, as formas de produzir e de interagir com os textos se transformam constantemente desafiando os professores a reverem concepções e propostas de trabalho. Diante disso, a oficina objetiva promover aproximações teórico-práticas a respeito do letramento e dos gêneros textuais, por meio da metodologia ativa estação por rotação, propondo novas possibilidades de interação com gêneros textuais dos diferentes campos de atuação, entre eles: verbete de enciclopédia, HQs online, receitas, relatório de experiência científica, ebook, entre outros.

A oficina está vincula ao curso de Pedagogia

Responsável: Cleide dos Santos Pereira Sopelsa

20h30 Metodologias Ativas - GamificAÇÃO na sala de aula Oficina
Local: Sala C-201 (EFEX)

Ao partir do princípio de que não existe uma única estratégia pedagógica de aprender e que a aprendizagem é um processo contínuo, a GAMIFICAÇÃO pode ser usada por professores de todos os níveis e áreas do conhecimento da educação básica. A GAMIFICAÇÃO é uma estratégia pedagógica que aplica os elementos dos jogos para aumentar a motivação e o engajamento dos alunos, reproduzindo os mesmos benefícios alcançados quando jogamos, como a imersão e a socialização. Nesta oficina, serão desenvolvidas atividades práticas de gamificação, com o uso da plataforma Kahoot, onde o participante irá aprender a desenvolver e aplicar o jogo em sala de aula usando as técnicas de gamificação.

A oficina está vincula ao Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores

Responsável: Luiz Alessandro da Silva

20h30 Warm-up activities: atividades para engajar os estudantes em aulas de língua Oficina
Local: Sala I-510

Esta oficina objetiva oferecer aos participantes conhecimentos acerca de warm-up activities, que são atividades tradicionalmente usadas nas aulas de língua inglesa para “quebrar o gelo”, porém podem ser utilizadas em aulas de língua, seja qual for, para engajar os estudantes em um determinado propósito. A literatura (conforme TOKUHAMA-ESPINOSA, 2014) tem sugerido o papel dessas atividades para baixar o filtro afetivo (KRASHEN, 1982) dos estudantes, ativar conhecimentos prévios e envolver os estudantes em interações com propósitos específicos. Por meio da apresentação de diversos exemplos de warm-up activities implementadas nos cursos presenciais do Programa Idiomas sem Fronteiras, os participantes desta oficina terão a oportunidade de vivenciar na prática tais atividades para que, posteriormente, possam planejar e implementar atividades adequadas aos seus contextos profissionais.

*o interessado não precisa ter proficiência na língua inglesa para participar da oficina.

Esta oficina está vinculada ao Programa Idiomas sem Fronteiras

Responsável: Cyntia Bailer

20h30 É possível identificar o AMOR num laboratório? Oficina
Local: Sala T-305

A sensação de estarmos apaixonados inicia primeiro no cérebro e depois chega ao coração. Porque o que nem tudo mundo sabe é que o amor tem origem química a partir da molécula de ocitocina, com 43 carbonos. Esse hormônio produzido pelo hipotálamo, é responsável por desenvolver apego e empatia entre pessoas. Assim como esse, outros hormônios, medicamentos, cosméticos e a maioria dos insumos utilizados no nosso dia-a-dia são constituídos por diversas substâncias químicas que apresentam em sua estrutura inúmeras funções orgânicas. As funções orgânicas são determinadas pelas estruturas e funcionamentos químicos dos compostos orgânicos. As semelhanças dos compostos orgânicos resultam na formação de grupos funcionais, o que facilitam o seu estudo. Para explorar características importantes dessas substâncias, nessa oficina faremos a identificação de alguns grupos funcionais: ácido carboxílico, álcool, aldeído, cetona e fenol em medicamentos e produtos da nossa rotina diária como Vitamina C, Tylenol, Aspirina, removedor de esmalte e Leite de Colônia no LENQUI – Laboratório de Ensino de Química do Departamento de Química da FURB. A atividade experimental será desenvolvida de maneira investigativa, sempre relacionando com a estrutura química presente nestes produtos para identificar onde e quais grupos funcionais estão presentes.

A oficina está vinculada ao curso de Licenciatura em Química

Responsável: Luana Marcele Chiarello

08h00 DO PÓ AO CONCRETO Exposição
DO PÓ AO CONCRETO
Local: Local a definir

Exposição de trabalhos dos alunos de Artes Visuais PARFOR/FURB, desenvolvido na disciplina Escultura I ministrada pela professora Roseli Moreira. Buscou-se inspiração em escultores como Pita Camargo e Bruno Giorgi, com pesquisa em formas orgânicas e abstratas.

Técnica escultórica ulizada: a talha e a materialidade, concreto celular

Estudantes: Adriana Schoeffel, Jirlene Felix, Juliana Pereira, Lilian Veronica Souza, Luziana dos S. Costa, Marcos Maranhão, Nildásia de Oliveira Manske, Valci Schneider, Zoreide Clen

08h00 CAMINHOS DA ARTE EDUCAÇÃO: PERCURSOS DE PROFESSORES-ARTISTAS Exposição
CAMINHOS DA ARTE EDUCAÇÃO: PERCURSOS DE PROFESSORES-ARTISTAS
Local: Local a definir

Os estudantes do curso de Artes Visuais apresentam suas experiências de produção independente, realizada fora da sala de aula.

Parciparam deste trabalho diversos estudantes com técnicas diversas como: Gravuras, Cerâmicas, Desenhos e Pinturas.

Estudantes: Amanda E.T Marcello, Camila Firmo, Caroline Laura, Gislaine Darossi, José Inacio Sperber, Lecia Anne Mikowski e Suellen Alves Francisco, Tayná Ribeiro

18h30 - Karla Lúcia Bento, Melita Bona, Mirela Cunha Cardoso Ramacciotti BNCC: Diretrizes para a área de Linguagens e Suas Tecnologias Mesa-redonda
Local: Auditório - Bloco J

Palestrantes:

- Dra. Mirela Ramacciotti, neurocientista com formação em Neurociências e Psicologia Aplicada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestrado em Educação Interdisciplinar pela Johns Hopkins University School of Education. Trabalha como consultora para escolas e serviços educacionais, discutindo temas que envolvem as aprendizagens em ciência, mente, cérebro e educação.

- Dra. Karla Lúcia Bento, Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003), doutora em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB (2018) cujo tema de pesquisa envolveu processos de decolonização do Povo Laklãnõ/Xokleng - SC. Atualmente exerce a função de Assessora Pedagógica junto à Pró-reitoria de Ensino da FURB, assessorando a Divisão de Políticas Educacionais, o Centro de Educação Artes e Letras e o Centro de Ciências Humanas e da Comunicação.

Mediadora:

-Profa. Ma. Melita Bona, possui graduação em Educação Artística pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1978), graduação em Artes Plásticas pela Universidade do Oeste Paulista (1998) e mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2006). Professora efetiva do Curso de Música da Universidade Regional de Blumenau - FURB, com pesquisa direcionada para a formação do professor de música e integrante do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação, do PPGE, sob a coordenação da Dra. Carla Carvalho. Associada à Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM.

18h30 - Carla Carvalho, Halina Macedo Leal, Kalina Salaib Springer BNCC: Diretrizes para a área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias Mesa-redonda
Local: Auditório - Bloco T

Palestrantes:

- Profa. Dra. Kalina Salaib Springer, Doutora em Geografia, Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC, Coordenadora do PIBID, pesquisadora acerca do ensino de geografia.

- Dra. Halina Macedo Leal - mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2005). Possui experiência na área de Filosofia, com ênfase em Teoria do Conhecimento, Filosofia da Ciência e Ética, atuando principalmente nos temas relacionados a construção da realidade, racionalidade e método científicos, relações entre história, ciência e tecnologia e implicações éticas de posturas epistemológicas não universalistas. A partir do foco nas epistemologias não universalistas, a pesquisadora dedica-se também a análises de questões de gênero, sobretudo as relacionadas à inseparabilidade estrutural entre patriarcado, sexismo, racismo e suas articulações que implicam em múltiplas situações de opressão sofridas pelas mulheres negras, em distintos contextos e momentos históricos.

Mediadora:

-Profa. Dra. Carla Carvalho (FURB), pesquisadora da área de Artes e coordenadora do PROESDE-Licenciatura FURB, discutirá a implementação da BNCC na área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.

18h30 - Daniela Tomio, Luciane Schulz, Tiago Venturi BNCC: Diretrizes para a área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Mesa-redonda
Local: Sala J-300

Palestrantes:

- Prof. Dr. Tiago Venturi, Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Temas de interesse: Educação em Saúde, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade, Didática das Ciências, Formação de Professores, Prática Pedagógica, Conhecimentos Profissionais Docentes Educação Científica e Ensino de Ciências, Saúde e Meio Ambiente.

- Profa. Dr. Luciane Schulz - Pós-Doutora (PNPD-CAPES), no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua e pesquisa temas como: Educação Ambiental, Processos de Ensino e Aprendizagem, Práticas Educativas em espaços formais e não formais, Formação Docente.

Mediadora:

-Profa. Dra. Daniela Tomio (FURB) que atua com Contextos formais e não formais de práticas e formação docente na Educação Básica e Educação Científica. Membro da Rede Interinstitucional de pesquisas sobre a formação e as práticas docentes (RIPEFOR), discutirá a implementação da BNCC na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

18h30 - Antonio José Lopes, Júlio Faria Corrêa, Maria Salett Biembengut BNCC: Diretrizes para a área de Matemática e Suas Tecnologias Mesa-redonda
Local: Sala I-305

Palestrantes:

- Prof. Dr. Antonio José Lopes, Doutor em Didática da Matemática pela Universidade Autonoma de Barcelona, atuando principalmente com os temas: Didática da Matemática, Educação Matemática Realística, Matemática Recreativa, Resolução de Problemas, Escrita no EnsinoAprendizagem da Matemática, Currículo e Avaliação em Matemática, Ensino de Geometria e de Álgebra na Educação Básica.

- Profa. Dra. Maria Salett Biembengut - matemática com especialização na UNICAMP, pedagoga, mestra em Educação Matemática pela UNESP, doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC e pós-doutora em Educação pela USP (2003) e pela University of New Mexico/USA (2009). Dedica-se à pesquisa em Modelagem Matemática na Educação desde 1986. Publicou dezenas de artigos em periódicos especializados e em anais de Eventos, nove livros e 25 capítulos de livros e organizou três livros. Orientou dezenas produções de final de cursos: doutorado, mestrado, especialização, graduação; e iniciações científicas nas áreas de Educação e Educação Matemática. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática/ SBEM (jan/1992 - jul/1995) e do Comitê Interamericano de Educação Matemática/CIAEM (jul/2003 - jul/2007), membro do IPC Aplicações & Modelagem / International Commission on Mathematical Instruction / ICMI (2001-2007). Membro do International Community of Teachers of Mathematical Modelling and Applications e idealizadora e fundadora do Centro de Referência em Modelagem Matemática no Ensino / CREMM.

Mediador:

-Prof. Dr. Júlio Faria Corrêa - Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau. Doutor em Educação pela Unicamp (2015). Bolsista PDSE da CAPES. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2008). É vice-líder do Grupo de Pesquisas em Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação - UFSC/CNPq.

18h30 - Andrea Soares Wuo, Julice Dias, Maristela Pitz dos Santos BNCC: Diretrizes para a Educação Infantil Mesa-redonda
Local: Auditório - Biblioteca

Palestrantes:

- Profa. Dra. Julice Dias - Doutora em Educação, História, Política e Sociedade pela PUC/SP, atuando principalmente com os temas: educação infantil, planejamento, currículo, aprendizagem e formação de professores.

- Profa. Dra. Andrea Soares Wuo - graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1999), mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora colaboradora do PPGE-ME da Fundação Universidade Regional de Blumenau e professora efetiva do quadro da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas:educação inclusiva, educação especial, deficiência, escola, família, infância e adolescência. É líder do GEDIEE - Grupo de estudos em diversidade e inclusão nos espaços educacionais e vice-líder do NEICA - Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Criança e Adolescência.

Mediadora:

-Profa. Ma. em Educação Maristela Pitz dos Santos (FURB), pesquisadora na área da Sociologia da Infância, Educação Infantil e Literatura Infantil. Professora de Educação Infantil no município de Blumenau/SC. Formadora de professores de Educação Infantil em municípios da região, atuando na Educação Básica e na Formação Continuada, discutirá a implementação da BNCC na Educação Infantil.

18h30 - Andrea Soares Wuo, Julice Dias, Maristela Pitz dos Santos BNCC: Diretrizes para a Educação Infantil Mesa-redonda
Local: Auditório - Biblioteca

Palestrantes:

- Profa. Dra. Julice Dias - Doutora em Educação, História, Política e Sociedade pela PUC/SP, atuando principalmente com os temas: educação infantil, planejamento, currículo, aprendizagem e formação de professores.

- Profa. Dra. Andrea Soares Wuo - graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1999), mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora colaboradora do PPGE-ME da Fundação Universidade Regional de Blumenau e professora efetiva do quadro da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas:educação inclusiva, educação especial, deficiência, escola, família, infância e adolescência. É líder do GEDIEE - Grupo de estudos em diversidade e inclusão nos espaços educacionais e vice-líder do NEICA - Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Criança e Adolescência.

Mediadora:

-Profa. Ma. em Educação Maristela Pitz dos Santos (FURB), pesquisadora na área da Sociologia da Infância, Educação Infantil e Literatura Infantil. Professora de Educação Infantil no município de Blumenau/SC. Formadora de professores de Educação Infantil em municípios da região, atuando na Educação Básica e na Formação Continuada, discutirá a implementação da BNCC na Educação Infantil.

08h00 DO PÓ AO CONCRETO Exposição
DO PÓ AO CONCRETO
Local: Local a definir

Exposição de trabalhos dos alunos de Artes Visuais PARFOR/FURB, desenvolvido na disciplina Escultura I ministrada pela professora Roseli Moreira. Buscou-se inspiração em escultores como Pita Camargo e Bruno Giorgi, com pesquisa em formas orgânicas e abstratas.

Técnica escultórica ulizada: a talha e a materialidade, concreto celular

Estudantes: Adriana Schoeffel, Jirlene Felix, Juliana Pereira, Lilian Veronica Souza, Luziana dos S. Costa, Marcos Maranhão, Nildásia de Oliveira Manske, Valci Schneider, Zoreide Clen

08h00 CAMINHOS DA ARTE EDUCAÇÃO: PERCURSOS DE PROFESSORES-ARTISTAS Exposição
CAMINHOS DA ARTE EDUCAÇÃO: PERCURSOS DE PROFESSORES-ARTISTAS
Local: Local a definir

Os estudantes do curso de Artes Visuais apresentam suas experiências de produção independente, realizada fora da sala de aula.

Parciparam deste trabalho diversos estudantes com técnicas diversas como: Gravuras, Cerâmicas, Desenhos e Pinturas.

Estudantes: Amanda E.T Marcello, Camila Firmo, Caroline Laura, Gislaine Darossi, José Inacio Sperber, Lecia Anne Mikowski e Suellen Alves Francisco, Tayná Ribeiro

09h00 Comunicações Orais Apresentação Oral
Local: Salas de Aula do Bloco R e S

Já encontram-se disponíveis as salas em que serão realizadas as comunicações orais do XV Seminário Integrado das Licenciaturas, no dia 31/08/2019. As salas podem ser conferidas em anexo ao regulamento, disponível no site do evento: https://doity.com.br/xv-seminario-integrado-das-licenciaturas/artigos

Ou então diretamente pelo seguinte link: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/modelo-submissao-e80c670c53952efcef46da957db4b9ae14608449-regulamento.pdf

14h00 - Mirela Cunha Cardoso Ramacciotti Desenvolvimento, Aprendizagem & Linguagem: Como Entender as Competências da BNCC Conferência
Local: Auditório - Bloco J

Você sabe distinguir o saber do saber fazer? Para entender e diferenciar corretamente essas aprendizagens, falaremos sobre os tipos de desenvolvimento, como eles se relacionam com funções exigidas para a aprendizagem, tais como memória e experiência prévia, e como devemos trabalhar a estimulação para que as fases de desenvolvimento sejam potencializadas. Exploraremos o papel da linguagem nesse desenvolvimento e como ela permeia as competências necessárias que estão na fundamentação da BNCC. Ao final, deve-se ter uma ideia clara do que é esperado ao trabalhar com conhecimentos, habilidades, atitudes e valores em benefício da Educação.

Local

Universidade Regional de Blumenau - FURB - 89030-903, Rua Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca, Blumenau, Santa Catarina,
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Organizador

Leonardo Cristiano Gieseler