As Instituições de Ensino Superior (IES) que trabalham a ambientalização nos âmbitos curriculares, de gestão e espaços físicos, favorecem a formação de um cidadão crítico. Dessa maneira, na FURB, a Ambientalização Curricular ocorre em consonância com o artigo 21 das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental e por meio da Resolução nº 201/2017, que instituiu as Diretrizes Gerais e Curriculares Institucionais, sendo a Educação Ambiental elencada como Prática em Sustentabilidade no eixo transversal. Diante do exposto, objetivou-se nesse estudo analisar se o componente curricular de Educação Ambiental é desenvolvido na perspectiva da macrotendência crítica na Universidade Regional de Blumenau. Como percurso metodológico, realizou-se pesquisa bibliográfica acerca do estudo da Ambientalização Curricular e da Educação Ambiental tendo como premissas as vertentes conservacionista, pragmática e crítica. Também realizou-se pesquisa documental nos projetos de Educação Ambiental desse componente curricular, no período de 2018.1 a 2019.1, perfazendo três semestres com discentes de Ciências Biológicas bacharelado e licenciatura, Engenharia Florestal e Arquitetura regularmente matriculados. Como resultados, analisou-se 21 projetos e desses, em sua maioria, num total de 11, apresentaram a vertente da Educação Ambiental Critica. Para a vertente conservacionista foram observados 8 projetos, justificando ainda a falta de implicação diante das questões com demandas ambientais por parte dos envolvidos. Destacamos diante dos achados, a importância da Ambientalização Curricular nas instituições de Ensino Superior. Estabelecendo de forma extensiva aos demais cursos, a possibilidade de continuidade de uma Educação Ambiental transformadora e assim crítica. Para além da superficialidade, limitada à simples sensibilização e conscientização diante da problemática ambiental.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica