Este trabalho foi desenvolvido pelas acadêmicas do Curso de Artes Visuais – PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) da Universidade Regional de Blumenau – FURB, na disciplina de metodologia do ensino de artes. O relato apresenta uma sucessão de práticas promovidas em como trabalhar os sentidos corporais na Arte e na educação infantil no “Centro Educação Infantil Dorothea Hoeft Borchardt ” com a turma do C1 a (crianças de 4 meses a 1 ano), situado na cidade de Pomerode-SC.Para abordar a relação entre os sentidos corporais na Arte e na educação infantil, buscamos artistas que vem ao encontro desta proposta : Hélio Oiticica. Trata-se de uma proposta com o objetivo que visa abordar o corpo pare a percepção como forma de sentir, fazer e conhecer Arte, baseada também na proposta triangular. Com as necessidades constatadas “Tocar, Ver, Degustar, Cheirar, Ouvir: experimentando seus sentidos, tem-se por objetivo pesquisar como a criança percebe, sente, vê e vive Arte, e como as obras de Hélio Oiticica podem contribuir para refletirmos sobre a importância do desenvolvimento da percepção corporal e estética. A Arte Contemporânea se apodera desta linguagem tátil quando o corpo passa a participar da obra. A metodologia se deu com a confecção de objetos de arte lembrando as propostas de Hélio Oiticica, Núcleos e relevos, bólides, Tropicália e Parangolés. Os resultados contudo foram que os objetos criados passaram a fazer parte do repertório de brinquedos e objetos da sala de aula e a exploração se tornou tranquila e com muito interesse. As experiências com os objetos sensoriais não causarão estranhamento, pelo contrário, despertaram curiosidade e interesse. É de grande exploração, inclusive promovendo a interação do grupo com os objetos e a interação entre as crianças, o verdadeiro coletivo que Hélio Oiticica busca em sua obra. Conclui-se que há uma herança artística desde o neoconcreto, que traz contribuições para a educação dos sentidos, tornando possível afirmar que o “estado de arte” pode ser proposto desde a primeira infância. A arte/educação pode começar nos berçários.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica