POSSIBILIDADE DE ENSINO DA ARTE PARA BEBÊS ATRAVÉS DOS SENTIDOS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PRÁTICA APARTIR DE VIVÊNCIAS DE ACADÊMICAS DO CURSO DE ARTES VISUAIS - PARFOR/FURB

  • Autor
  • NILDASIA SANTOS DE OLIVEIRA
  • Co-autores
  • LILIAN VERONICA SOUZA , CAROLINE CARVALHO
  • Resumo
  • Este trabalho foi desenvolvido pelas acadêmicas  do Curso de Artes Visuais – PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) da Universidade Regional de Blumenau – FURB, na disciplina de metodologia do ensino de artes. O relato apresenta uma sucessão de práticas promovidas em como trabalhar os sentidos corporais na Arte e na educação infantil no Centro Educação Infantil  Dorothea Hoeft Borchardt ” com a turma do C1 a (crianças de 4 meses a 1 ano), situado na cidade de Pomerode-SC.Para abordar a relação entre os sentidos corporais na Arte e na educação infantil, buscamos artistas que vem ao encontro desta proposta : Hélio Oiticica. Trata-se de uma proposta com o objetivo que visa  abordar o corpo pare a  percepção como forma de sentir, fazer e conhecer Arte, baseada também na proposta triangular. Com as necessidades constatadas  “Tocar, Ver, Degustar, Cheirar, Ouvir: experimentando seus sentidos, tem-se por objetivo pesquisar como a criança percebe, sente, vê e vive Arte, e como as obras de Hélio Oiticica podem contribuir para refletirmos sobre a importância do desenvolvimento da percepção corporal e estética. A Arte Contemporânea se apodera desta linguagem tátil quando o corpo passa a participar da obra. A metodologia se deu com a confecção de objetos de arte lembrando as propostas de Hélio Oiticica, Núcleos e relevos, bólides, Tropicália e Parangolés. Os  resultados contudo  foram que os objetos criados  passaram a fazer parte do repertório de brinquedos e objetos da sala de aula e a exploração se tornou tranquila e com muito interesse. As experiências com os objetos sensoriais não causarão estranhamento, pelo contrário, despertaram curiosidade e interesse. É de grande exploração, inclusive promovendo a interação do grupo com os objetos e a interação entre as crianças, o verdadeiro coletivo que Hélio Oiticica busca em sua obra. Conclui-se que há uma herança artística desde o neoconcreto, que traz contribuições para a educação dos sentidos, tornando possível afirmar que o “estado de arte” pode ser proposto desde a primeira infância. A arte/educação pode começar nos berçários. 

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil, Artes visuais, Sentidos
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Infantil e Anos Iniciais
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