CÂNDIDO PORTINARI: ENTRE BRINCADEIRAS, CORDÉIS E MUROS. RELATOS DE EXPERIENCIA DE ACADÊMICAS NO DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ARTES VISUAIS DA FURB NA MODALIDADE PARFOR

  • Autor
  • JULIANA PEREIRA
  • Co-autores
  • LILIAN VERÔNICA SOUZA , YÁSKARA BEILER DALLA ROSA
  • Resumo
  • O artigo apresentado intenciona relatar a experiência desenvolvida na disciplina de Estágio em Artes Visuais II, do Curso de graduação, modalidade PARFOR ( Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica). O campo de estagio II, é o Centro de Educação Infantil Manoel da Luz Rampelotti, localizado na Rua Benjamin Constant nº 736, bairro Escola Agrícola, Blumenau/SC. A turma selecionada foi a creche III “D” (crianças de 2 a 3 anos). Seu objetivo foi mostrar brevemente a técnica de xilogravura, e a vida e obras de Portinari. Fazendo com que as crianças conheçam a  importância social de suas obras, abordando as possibilidades da pintura em arte mural, numa proposição educativa, que almeja integrar o cotidiano das crianças com os conteúdos de artes, tecendo relações com a educação na contemporaneidade e suas confluências com o processo de formação de identidade, por meio da cultura visual. O artigo apresenta o desenvolvimento de algumas atividades com a explicação para turma, vídeos sobre cordel e xilogravuras. Com momento de apreciação  de alguns modelos de Cordel para observação e manuseio. Após, relembraremos a turma a parlendas “Borboletas”, da qual as professoras regentes já estão trabalhando em sala. Foi dado continuidade a atividade, explicando como fazer xilogravura no isopor. Em outro momento, foi, apresentando slides sobre vida e obra muralista de Candido Portinari. Na sequência a proposta se baseou na confecção de borboletas de argila, que posteriormente irão decorar um dos muros do CEI, entrando assim, no contexto de muralismo do Portinari. Na área de atividade artísticas trabalhamos utilizando argila, as linhas, formas, cores, composição, sobreposição, textura, movimento, volume e harmonia. Quando as produções estiverem prontas, moldadas e pintadas levaremos para secar no forno da FURB. Como resultados tivemos a produção das peças prontas para o CEI, onde com o auxílio e apreciação da turma, fixaremos as borboletas no muro, fazendo sua apreciação artística.

  • Palavras-chave
  • Artes Visuais, Estagio, Educação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Infantil e Anos Iniciais
Voltar
  • Educação Infantil e Anos Iniciais
  • Ensino Fundamental - Anos Finais
  • Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante
  • Atendimento Educacional Especializado
  • EJA, Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola
  • Educação Superior
  • Projetos Interdisciplinares e Socioeducativos - Espaços Formais e Não Formais

Comissão Organizadora

Leonardo Cristiano Gieseler

Comissão Científica