Estágios curriculares supervisionados constituem uma importante ferramenta para a formação de professores, dada sua capacidade de tornar possível a imersão dos licenciandos no contexto escolar, local onde irão desempenhar suas funções futuramente. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências vividas por dois graduandos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional de Blumenau (FURB) durante a disciplina de Estágio da Licenciatura III. Tal percurso, ancorado na abordagem (Auto)biográfica de Nóvoa e no Ciclo Virtuoso do Professor Reflexivo de Carvalho, foi realizado na Escola de Educação Básica Luiz Delfino, localizada na cidade de Blumenau, Santa Catarina. Para tanto, as experiências vivenciadas e aqui expostas compreendem práticas de ensino realizadas juntamente à turmas de 1°, 2° e 3° anos do ensino médio, todas durante o período noturno. Assim, o período de estágio foi composto por três momentos: a observação da realidade escolar, observação das aulas (analisando traços comportamentais dos estudantes e o gerenciamento da classe pela professora de Biologia) e desenvolvimento das microrregências. Com relação ao espaço escolar, notou-se que as salas de aula e corredores possuem pouca exposição de materiais produzidos pelos alunos. Entretanto, a utilização de planos de aula metodicamente elaborados, compostos por objetivos e conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, proporcionaram habilidades de direcionar os avanços da turma e serviram de base para analisar as metas não atendidas. Além do mais, a escola contava com a presença de um laboratório de ciências com equipamentos funcionais, auxiliando durante as aulas de regência, permitindo variadas estratégias didáticas que tornassem o aluno sujeito do processo de aprendizagem. O planejamento dessas aulas buscou explorar a autonomia dos estudantes na realização de atividades, e permitiu aos professores, em alguns momentos, agir como meros organizadores e orientadores dos processos de aprendizagem. Uma das dificuldades observadas neste período de regência foi atribuída às frequentes ausências dos estudantes nas aulas, fato que contribui negativamente para o desenvolvimento de atividades coletivas que visam continuidade. No entanto, a oportunidade de lecionar em todos os anos do ensino médio nos permitiu compreender a dinâmica comportamental dos estudantes nessas diferentes etapas. Embora muito parecidas em um contexto etário, mostraram-se amplamente divergentes na prática, evidenciando a necessidade de abordagens mais enfáticas com estudantes da fase inicial. Assim, o estágio curricular contribuiu positivamente ao progresso dos futuros professores, tornando possível o reconhecimento de obstáculos presentes no âmbito escolar e estimulando os mesmos a tornarem-se agentes transformantes desta realidade.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica