ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO SOB UMA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA ***

  • Autor
  • Amanda Vieira
  • Co-autores
  • Valéria Contrucci de Oliveira Mailer
  • Resumo
  • O livro didático é um recurso que auxilia o processo de ensino aprendizagem. Conhecer essa ferramenta didática se faz essencial ao profissional licenciado. O objetivo deste resumo é descrever de que forma é feita a abordagem de temas da sociolinguística presentes na coleção selecionada. A coleção selecionada para análise adota uma perspectiva dialógica do ensino de línguas; organizando os conteúdos de forma a ensinar a gramática, a literatura e elementos para a redação a partir de gêneros do discurso. A coleção selecionada se chama Veredas da Palavra, dos autores Roberta Hernandes e Vima Lia Martin. Inicialmente, há uma tirinha de Hagar, o horrível, para que os alunos observem o modo como o personagem fala (que é uma variante menos formal da língua). Nesse momento, o livro não se apoia em estereótipos como o “caipira”, bem como não se limita apenas ao “sotaque”. Em seguida, é abordado o tema do preconceito linguístico, trazendo uma tirinha da Folha de S. Paulo, retratando uma situação de xenofobia/preconceito linguístico. Percebe-se que a maior parte dos conteúdos relacionados à linguística se encontra majoritariamente no primeiro volume. O segundo e terceiro volumes da coleção dão ênfase aos conteúdos de literatura (portuguesa e brasileira), de produção de texto e de gramática, no entanto, o texto (discurso) dos livros é coerente com a proposta inicial durante toda a coleção. O primeiro volume serve, portanto, como uma base para a construção de perspectivas e reflexões sobre a língua de maneira geral, enquanto que os volumes seguintes se preocupam mais com os conteúdos do currículo em si, utilizando-se da base construída previamente. Esse material didático ainda inclui tópicos como LIBRAS e BRAILLE, culturas escritas e orais, e “letramento em escolas indígenas”. Há, portanto, uma consciência e o intuito de conscientizar os alunos quanto à pluralidade linguística no país, abordando de forma explícita esses assuntos e propondo a reflexão quanto a essas temáticas. O livro, ainda, aborda a linguagem da internet e discute sobre empréstimos linguísticos. A escolha pelo livro Vereda da Palavra corrobora com os temas pautados nos documentos oficiais da educação, que condizem com os estudos mais recentes sobre o assunto. Para graduandos de Letras, é interessante ver a aplicabilidade em sala de aula de todas as teorias estudadas na Universidade.

  • Palavras-chave
  • Livro Didático. Língua Portuguesa. Sociolinguística.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante
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