Análise de comentários e observações realizadas em turmas do ensino médio noturno do colégio E. E. B. Adolpho Konder.

  • Autor
  • Iasmin Tassi Grott
  • Co-autores
  • Lucas Henrique Junges , Luciane Schulz
  • Resumo
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    Durante nossa passagem pelas disciplinas da licenciatura na Universidade, aprendemos que os alunos possuem diferentes demandas no ensino aprendizagem, pois são diversos, trazendo para o ambiente escolar diferentes histórias de vida. Diante disso, o presente trabalho pretende relatar as vivências reflexivas de Estágio da Licenciatura III em Ciências Biológicas, realizado no 1º semestre de 2019, na Escola Básica Estadual Adolfo Konder em Blumenau. Está pautada metodologicamente pela abordagem (Auto)Biográfica de Nóvoa, com a construção de um diário reflexivo, além do Ciclo Virtuoso do Professor Reflexivo de Carvalho. Entre as inquietações iniciais, está a comparação entre a formação acadêmica e o observado durante a prática de estágio na escola campo. Observamos que as metodologias ativas desenvolvidas na licenciatura não acontecem na escola observada, havendo a predominância da Pedagogia Bancária de Freire, acompanhada de um desânimo e falta de sentido de estar naquele espação escolar seja pelo professor, quanto pelos alunos.  Assim, levantamos algumas hipóteses como a falta de: conhecimento de didática adequada pelo professor; recurso nas instituições; incentivo do e ao professor; e interesse dos estudantes. Em nossos resultados, diante da prática reflexiva e dos relatos do diário reflexivo, percebemos que todas essas hipóteses se confirmaram. Por um lado, a professora docente há mais de 25 anos, se desdobra para estar em duas escolas diferentes, com uma carga horária semanal de 60 horas/aula, diante do valor salarial. Outro aspecto, diz respeito à estrutura física da escola desprovida de um espaço adequado para as aulas de ciências e biologia, não facilitando a diversificação didática com metodologias ativas. E por outro lado, a maioria dos alunos com quem tivemos nossa vivência de regência, são trabalhadores durante o dia, chegando ao ambiente escolar a noite com fome e cansados. Diante disso, aplicamos várias aulas com metodologias ativas, improvisando no espaço escolar que nos era disponibilizado. A motivação dos alunos mudou e para melhor, demonstrando interesse. Portanto concluímos que para haver uma melhora significativa nos processos de ensino aprendizagem, um conjunto de medidas e mudanças necessita ser repensado e mudado. Não basta culpar apenas o aluno, ou apenas o professor, ou apenas a escola. Há de se fortalecer as políticas públicas de formação dos professores, com melhoria da estrutura física da escola e assim, melhorar a relação do estudante com o objeto de ensino de Ciências Biológicas, a aprendizagem do conhecimento científico, tirando-o da passividade em busca da sua emancipação.

  • Palavras-chave
  • Didática. Educação básica. Educação Superior, Ensino. Desatualização.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante
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