PESQUISA NA ESCOLA: O QUE ENUNCIAM DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DE ALGUNS MATEMÁTICOS?

  • Autor
  • Liliam Cristiane Beal
  • Co-autores
  • Sandra Pottmeier , Simone Raquel dos Santos
  • Resumo
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    O presente relato de experiência assenta-se na base teórico-metodológica histórico-cultural (SANTA CATARINA, PCSC, 2014) e objetiva identificar os matemáticos mais conhecidos pelos estudantes dos nonos anos do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Estadual de Santa Catarina. A metodologia é baseada em uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa descritiva. Constituem esse corpus 65 estudantes, sendo 30 meninos e 35 meninas de duas turmas de nonos anos. Os procedimentos metodológicos pautam-se em um estudo de campo piloto a partir da: i) escolha e pesquisa bibliográfica do matemático; ii) produção e socialização de textos dissertativos sobre a vida, teoria e contribuição para a Ciência e a Educação; iii) elaboração de um roteiro para a História Digital. Tal estudo ocorreu no Laboratório de Informática podendo o estudante optar por usar o computador ou o seu celular para realizar a pesquisa, uma vez que esta Escola disponibiliza internet para todos os estudantes. Os matemáticos pesquisados pelos estudantes foram: René Descartes, Isaac Newton, Ada Lovelace, Albert Einstein, Pitágoras de Samos, Blaise Pascal. Os resultados são parciais e sinalizaram que os estudantes se sentiram motivados quanto ao trabalho em grupo e quanto à escolha do matemático a ser estudado. Apesar de os estudantes apresentarem algumas dificuldades quanto à elaboração do texto inicial e do roteiro coletivo sobre a vida, teoria e contribuições do matemático escolhido para a produção das Histórias Digitais, depreendeu-se que tal atividade os envolveu e os motivou a serem protagonistas do e no processo de aprendizagem. A prática escrita buscava promover melhor organização das ideias dos estudantes quanto ao planejamento do vídeo sobre os matemáticos. Quanto ao item de narração, de acordo com os roteiros apresentados pelos estudantes, destacou-se pela ausência de conexões de sentenças/ideias acerca desses matemáticos pesquisados. Esse aspecto exigiu alguns feedbacks por parte dos professores de Língua Portuguesa, Ciências e Matemática para que esses estudantes refletissem sobre seus textos/suas escritas iniciais. Considera-se que essa investigação direcionada a identificar os matemáticos mais conhecidos permitiu analisar qual a contribuição desses matemáticos para áreas como a Ciência e a Educação, assim como foi possível, não apenas identificar quais suas teorias, mas sim, valorizar ainda mais a pesquisa e o conhecimento desenvolvidos por esses expoentes da matemática. Assim, como os campos da Física e da Química que têm protagonizado e preconizado novas descobertas, novas ciências e novos letramentos são lançados objetivando um olhar para mais possibilidades ao ser humano e à sociedade.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Básica. Matemática. Ciências. Linguagens.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino Fundamental - Anos Finais
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