Esta pesquisa é o resultado de um trabalho de conclusão de curso de Pedagogia, da Universidade Regional de Blumenau. No contexto educacional atual é visível a necessidade de mudanças na prática escolar para que se acompanhe as transformações que ocorrem no mundo, nesse sentido, a formação de professores requer novas metodologias para que os docentes estejam preparados para mediar da melhor forma a construção do conhecimento do aluno. O presente estudo tem como objetivo geral elucidar práticas de formação, consideradas inovadoras, em seus percursos de formação continuada de professores da Educação Básica, divulgadas pela mídia. Na investigação realizou-se uma pesquisa bibliográfica online qualitativa. Para tanto, coletou-se notícias sobre inovação na formação de professores do site Porvir, que é um portal que mapeia, produz e divulga conteúdo sobre inovações educacionais. Para a coleta dos dados seguiu-se os seguintes critérios: publicações entre os anos de 2016 a 2019, práticas brasileiras e aquelas com percurso formativo descrito. Após esse filtro, obteve-se 10 notícias, que formaram o corpus de análise. Deste, foram gerados dados a partir de um roteiro de leitura com categorias de análise estabelecidas a priori, como promotor da formação, local, público alvo, objetivo, justificativa e percurso formativo. Para interpretação empregou-se como aporte teórico conceitos de inovação (ARIAS, 2016; CARBONELL, 2002, HERNÁNDEZ et al, 2000) e de formação de professores (IMBERNÓN, 2009, 2011; NÓVOA, 2009, 2017; DAVIS; NUNES; ALMEIDA, 2011), dentre outros. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento, mas já é possível desenvolver as seguintes conclusões: a maioria das propostas de formação continuadas divulgadas no site Porvir evidenciam em relação a tipologia de Inovação Educativa como adicionais, ou seja, incidem na mudança de metodologias, principalmente com uso de tecnologias e práticas cooperativas, diferente de uma tipologia fundamental, em que a inovação resulta numa mudança institucional. Outra conclusão é que as inovações nas propostas de formação docente, conforme a intensidade da mudança, classificam-se como facultativas, pois abrangem apenas grupos de professores. Desse modo, conclui-se que, mesmo em um contexto de inovação, e com iniciativas atuais, as práticas de formação docente investigadas não produzem grandes transformações, pois não atingem a totalidade das instituições educativas ou com reverberações para políticas públicas.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica