A Base Nacional Comum Curricular e a Educação e Redução de Riscos e Desastres: estudo de caso

  • Autor
  • Alexandre Takio Kitagawa
  • Resumo
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    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais da Educação Básica, pode ser considerada como uma proposta base que o país utilizará para respeitar as diferenças entre regiões. O Município de Indaial - SC, já segue a BNCC e na unidade temática Vida e Evolução há como objetivos de aprendizagem: Identificar que a ocupação irregular do solo provoca desastres e relacionar aos desastres ambientais e relacionar aos do Vale do Itajaí. Sabendo que uma fatia dos alunos reside em áreas de risco e muitos parecem desconhecer os perigos que estão expostos objetivou-se introduzir a Educação e Redução de Riscos e Desastres (ERRD) na unidade temática supracitada. Fazendo com que os alunos expusessem os problemas com desastres ocorridos no bairro, não obstante, vivenciados por eles, realizou-se um levantamento quali-quantitativo em sala de aula daqueles que já tiveram que abandonar suas residências em situações de desastres. Diante dessa resposta foi proposta uma pesquisa sobre qual local poderia ser utilizado como abrigo provisório caso houvesse necessidade de evacuação de suas residências e, também, a confecção de uma imagem com dois percursos (casa - abrigo), sendo uma rota principal e um segundo como rota alternativa. Um grande número de alunos escolheu a igreja ou a escola como abrigo, devido a fatores anteriormente discutidos em sala de aula (local próximo, coberto, com banheiros e água potável). Em uma avaliação coletiva foi possível perceber que após a aula e elaboração das rotas os alunos possuíam maior confiança de como atuar em caso de evacuação. Apesar da Lei Federal n° 12.608/12 que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC) afirmar que é dever da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios adotarem as medidas necessárias à redução dos riscos de desastre, esta foi a primeira experiência em que foi possível introduzir a ERRD na disciplina seguindo a proposta curricular. 

     

  • Palavras-chave
  • Desastres Naturais, Rota de fuga, Política Nacional de Proteção e Defesa Civil
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino Fundamental - Anos Finais
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