O presente estudo em andamento, de cunho qualitativo com um viés etnográfico tem como objetivo geral investigar práticas de leitura na constituição de dois professores em formação no Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). O IsF visa promover a internacionalização das universidades brasileiras através do desenvolvimento da proficiência linguística da comunidade acadêmica, assim como formar profissionais de línguas para internacionalização. Por ser um programa de formação de professores, os professores em formação bolsistas do Programa são alunos de cursos de Letras. Como objetivos específicos deste estudo, pretende-se (1) identificar práticas de leitura desses professores em formação; (2) propor uma série de leituras aos professores em formação com temas voltados ao ensino de inglês como língua franca; e (3) observar possíveis reverberações dessas leituras na prática desses docentes. Este trabalho tem por base teórica Barton e Hamilton (2012), Burns (2003), Kleiman (2009) em relação às práticas de leitura; Seidlhofer (2001) com o conceito de inglês como língua franca; Johnson (2009) em relação à perspectiva sociocultural na formação de professores de línguas e Marcelo (2009) com o conceito de desenvolvimento profissional docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, os dados estão sendo gerados a partir de (a) questionário sobre práticas de leitura; (b) observação participante nas reuniões semanais de formação pedagógica do IsF com propostas de leitura e discussão e nas aulas ministradas pelos professores em formação; e de (c) entrevista, para elucidar temas relevantes. Espera-se que os resultados contribuam para a compreensão do papel das práticas de leitura na formação de professores de línguas e como essas práticas de leitura reverberam em práticas de sala de aula.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica