O presente artigo apresenta o projeto de pesquisa finalizado e que foi desenvolvido durante o Estágio Obrigatório do curso de Química – Licenciatura em parceria com uma escola da rede estadual de educação. A pesquisa configura-se como uma pesquisa de referencial teórico e com uma abordagem de análise qualitativa. A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cita que no ensino médio ao se propor situações-problema aos estudantes, possibilita-se a aplicação de modelos científicos e ampliação de seu nível de abstração, aumentando o espectro de possibilidades de intervenção em contextos mais complexos. Propõe que na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os estudantes devem se apropriar de diferentes mídias e tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para expandir suas habilidades investigativas e expressarem-se com linguagens argumentativas para diversos públicos, em contextos variados (BRASIL, 2018). O projeto tem um caráter de pesquisa bibliográfica e análise qualitativa e está sendo desenvolvido em parceria com o CEDUP Hermann Hering no bairro Escola Agrícola – Blumenau/SC com estudantes do segundo ano do ensino técnico em Administração durante suas aulas de Química. Foi elaborado em três etapas ao longo das disciplinas de Estágio Obrigatório II, III e IV e tem como objetivo da pesquisa explorar ferramentas pedagógicas virtuais para potencializar o ensino de conhecimentos químicos na educação básica. A primeira etapa foi a concepção do projeto a partir do diagnóstico das demandas da escola-campo e do professor de Química. Durante as disciplinas de Estágio Obrigatório III e IV, foram realizadas as pesquisas bibliográficas e um estudo de caso na escola campo envolvendo diferentes abordagens com as TDIC adaptadas ao ensino de Química e instrumento específico para coleta de dados como questionários. Os objetivos da pesquisa foram alcançados demonstrando através da pesquisa bibliográfica e análise qualitativa pelo formulário PETESE o potencial do uso das TICs na educação e ensino de Química no ensino médio da rede básica de educação. Conclui-se a partir da relação estabelecida entre dados na pesquisa bibliográfica que os estudos na área de tecnologia como potencializador na educação estão em constante avanço no últimos vinte anos demonstrando sua importância na educação e ensino.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica