Entende-se que a sociedade brasileira valoriza a prática de falar inglês. Contudo ao acompanhar a realidade existente nas escolas públicas, percebe-se a crença de que não se fala inglês nesse contexto. Sabe-se que a maioria dos professores de língua inglesa atuantes em escolas públicas são formados em cursos de Letras com dupla habilitação. Dessa forma, todos os anos são inseridos no mercado de trabalho professores com pouca experiência, baixa fluência, despreparados para exercer a docência (LIMA, 2009). Deste modo, encontros de formação continuada de professores em serviço despontam como oportunidade de fortalecimento de uma comunidade de prática (WENGER, MCDERMOTT, SNYDER, 2002), pois por meio da construção de pontes entre o conhecimento teórico e a própria prática, os professores em serviço vão repensando e reconstruindo sua prática pedagógica (CELANI, 2001). Neste contexto de formação de professores, o GEPELI (Grupo de Estudos de Professores e Estudantes de Língua Inglesa) desponta como oportunidade de formação continuada. Nos encontros, professores da educação básica e estudantes de Letras compartilham, discutem e constroem sentidos sobre a docência. Portanto, este trabalho se refere a uma pesquisa de iniciação científica, iniciada em agosto de 2018, que objetivou analisar e compreender práticas de letramentos de professores de língua inglesa em serviço na rede pública municipal de Blumenau em formação continuada. Mais especificamente, pretendeu-se (1) identificar que representações os professores em serviço têm sobre a leitura e a escrita para a docência, e (2) caracterizar os movimentos reflexivos, a identidade dos docentes, o papel das crenças, das práticas e do relacionar-se nas atividades desenvolvidas no grupo, em grupo e nos momentos de reflexão individual na formação continuada desses professores. Para responder aos objetivos, a perspectiva sociocultural dos letramentos oferece respaldo teórico a este estudo que se caracteriza como uma pesquisa qualitativa. A partir da observação participante de encontros de formação continuada, da análise de narrativas escritas por uma professora em serviço e de seus planejamentos, além da observação de aulas dessa professora, os resultados apontam que os momentos de formação continuada proporcionam momentos de troca de experiência, de aprendizado em conjunto. Com isso sentidos sobre a docência vão sendo reconstruídos, e a identidade da professora foi se constituindo a cada encontro, já que os sujeitos envolvidos seguem regras estabelecidas socialmente para expressar seus conhecimentos e cada comunidade tem regras para interagir e compartilhar o conhecimento socialmente (HEATH, 1982).
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica