O presente resumo tem como objetivo (com)partilhar um relato de experiência proporcionada no Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Clair Gruber Souza, que fica localizado no bairro de Canasvieira na região norte da cidade Florianópolis. Esta ação teve início na Turma do Tadeu, na reunião com as famílias. Neste momento, foi realizado a socialização da história referente a boneca Abayomi, em que, posteriormente as famílias foram convidadas a realizar a confecção de uma boneca dessas para os seus filhos. Esta proposta se expandiu para a reunião pedagógica, que acontece mensalmente em nossa unidade, e que conta com a presença de professores e auxiliares. Para ficar mais detalhado o processo, as professoras desta tiveram o convite para realizar com este grupo de profissionais a mesma oficina. O momento se iniciou com o vídeo titulado de Bonecas Abayomi: Resistência, Tradição e Poder. Em que, apresenta a história dessa boneca contada pela ativista do movimento negro Noeli Terezinha Souza da Silva. Ao término do vídeo as professoras e auxiliares demonstraram surpresas pelos detalhes que envolvem o ato de confecção das bonecas pelas mães negras nos navios. Entretanto, o que chamou atenção delas foi ao fato dos filhos procurarem as suas famílias, quando libertos da escravidão, pelo tecido da boneca que era um pedaço do vestimenta da sua mãe. A proposta da oficina veio garantir a execução do princípio ético, apresentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) promovendo a ampliação do conhecimento e consequentemente a conscientização sobre o ato de respeitá-lo. A maioria das professoras não conheciam a boneca, estrutura física, principalmente a forma como é feita e o contexto que surgiu, ou seja, não conheciam a história da boneca Abayomi. Portanto, esta ação transformou a reunião pedagógica em uma ação de formação continuada, que neste caso ampliaram os conhecimentos e podendo levar para os seus contextos de sala, pois não podemos ofertar as nossas crianças o que desconhecemos. Como está descrito no Referencial para a Formação de Professores (2002) descreve a necessidade da existência de uma formação continuada que abordem temáticas que promova uma (re)construção contínua do ato de se constituir professor.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica