GINÁSTICA ACROBÁTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA PIBID/FURB

  • Autor
  • Adrieli Fusão
  • Co-autores
  • Eduardo Felipe Apolinário , Nubia Nara Slomp , Patrícia Neto Fontes , Vera Lúcia Bucco de Liz
  • Resumo
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    O presente trabalho relata uma experiência docente dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Regional de Blumenau, subprojeto Educação Física com uma turma do 4º ano de uma escola municipal de Blumenau. O objetivo é relatar a prática pedagógica com a temática: Ginástica nas aulas de Educação Física. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao descrever o objeto de conhecimento Ginástica Geral apresenta as habilidades: experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica, planejar e utilizar estratégias para executá-las, identificar potencialidades e limites do corpo, bem como respeitar as diferenças individuais e desempenho corporal, descrevendo por meio de múltiplas linguagens as características básicas da ginástica. Utilizando-nos da metodologia da concepção de aulas abertas, priorizamos o interesse dos alunos pela Ginástica Geral. Apresentamos as modalidades que fazem parte deste contexto, que se dividem em: artística, rítmica e acrobática. A partir disso, os alunos escolheram a prática da Ginástica Acrobática para iniciar os estudos. No início do planejamento das aulas, aplicamos uma dinâmica que permitiu identificarmos os conhecimentos prévios dos alunos. Começamos as aulas práticas, identificando as dificuldades e facilidades dos alunos a partir de atividades, circuitos e movimentos específicos que os fizessem utilizar as habilidades físicas e cognitivas exigidas na ginástica, como força, equilíbrio, flexibilidade, concentração, confiança e coordenação motora, com o objetivo de melhorá-las e de fazê-los compreender melhor cada uma delas. Ao decorrer das aulas acrescentamos materiais como bambolês, cordas, bolas, bancos e plintos com o intuito de aumentar a dificuldade das atividades e utilizamos colchonetes para a segurança dos alunos. Para encerrar o tema foi proposto que os alunos criassem uma coreografia, de forma autônoma, utilizando o máximo de materiais e movimentos desenvolvidos nas aulas. Após o término da temática, percebemos melhoras consideráveis na relação interpessoal dos alunos e professores, além de que, ao seguirmos as orientações da BNCC sobre os rumos que deveríamos seguir, oportunizamos os alunos a desenvolverem sua autonomia, expondo ideias, tirando dúvidas, gerando confiança, facilitando assim seu aprendizado. A prática da Ginástica Acrobática possibilitou aos alunos e professores uma gama de conhecimentos práticos e conceituais, aprendizados sobre a arte e beleza da modalidade e seus campos de atuação. Para a realização sistemática das aulas realizamos diversas pesquisas, buscando suporte e fundamentação teórica para nossa didática, assim instigando o aperfeiçoamento da nossa formação acadêmica e do processo de ensino-aprendizagem que a escola nos proporciona.

     

  • Palavras-chave
  • Ginástica, Educação Física, PIBID.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Infantil e Anos Iniciais
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