O estágio curricular é importante para obtenção da experiência profissional. Logo, esse trabalho visa relatar uma das dificuldades encontradas durante a realização do estágio curricular supervisionado em Ciências Biológicas com alunos do Ensino Médio em uma Escola de Educação Básica situada em Blumenau. Essa proposta de formação inicial teve como abordagem metodológica a pesquisa (Auto) Biográfica de Nóvoa e o Ciclo Virtuoso do Professor Reflexivo de Carvalho. A didática é o saber de como e o quê se ensina, dessa forma os saberes científicos, ao serem transpostos didaticamente para saberes escolares, devem ser trabalhados de uma forma mais adequada às capacidades cognitivas de cada educando. Para transpor esse conhecimento o professor é uma das peças fundamentais, podendo haver dificuldades na realização principalmente por professores em processo de formação inicial. Durante o estágio, percebeu-se que ao utilizarmos recursos didáticos diferenciados (Power Point, microscópios eletrônicos e afins), as aulas se tornavam dinâmicas e os alunos conseguiam assimilar melhor conteúdo. Apesar de levar recursos diferentes do habitual para escola, a principal dificuldade encontrada foi a adequação do saber cientifico em saber a ser ensinado. Assim nos ancoramos na formação tripolar de Pineau, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Ou seja, por meio da formação consigo mesmo (autoformação), a formação na relação com outro (heteroformação), e a formação com meio ambiente (ecoformação), através de materiais e recursos que tinham a mesma finalidade melhorar o desempenho da prática docente reflexiva. No aspecto autoformativo, As filmagens das aulas de regência, permitiram identificar os pontos que poderiam ser aperfeiçoados, como reajustes na linguagem e na escrita, ou quais estavam adequados para aquela turma. Com o diário reflexivo, através da confecção de 10 relatos, foi possível uma autoanalise das aulas, por meio da escrita e da própria releitura. No aspecto heteroformativo, os colegas juntamente com a professora supervisora do estágio contribuíram bastante, por meio dos diálogos, que visava trocas de conhecimentos e experiências. Por fim, na dimensão ecoformativa os recursos que foram empregados durante a realização do estágio curricular supervisionado contribuíram enormemente para o aperfeiçoamento da prática docente, visto que no decorrer do estágio o progresso era visível, principalmente com relação a transposição didática que se objetivava atingir. Concluímos que esse conceito é muito importante e está diretamente relacionada à forma de ensinar e a aprender, sendo assim tornar o saber acessível para todos os alunos é de fato relevante para processo de ensino-aprendizagem.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica