PROJETO CONTEXTO: A LEITURA COMO PONTE ENTRE A LICENCIATURA E O CÁRCERE

  • Autor
  • Suelen Ramos
  • Co-autores
  • Tatyane Rabitz Gubetti , Gabrielle Magno Pinheiro da Cruz , Karina Zendron da Cunha , Valéria Contrucci de Oliveira Mailer , Rodrigo José Leal , Tiago Ribeiro Santos
  • Resumo
  • Programas e projetos de extensão são intervenções que irão definir uma instituição de ensino superior como universidade, estando aliada ao ensino e a pesquisa. Essas intervenções possibilitam que Universidade Regional de Blumenau-FURB seja uma ponte entre a comunidade e o acadêmico, e que essas relações entre eles oportunizem ações de relevância social colocando em prática a bagagem que o discente adquire em sua jornada formativa. Assim, desde 2017, o Projeto Contexto-Ampliando o Alcance à Liberdade por Meio da Leitura no Presídio Regional de Blumenau, tendo em sua equipe discentes bolsistas e docentes dos cursos de Letras-Português/Inglês, Direito e Pedagogia, realiza ações de remição de pena de 40 reeducandos voluntários do regime semiaberto na unidade prisional de Blumenau, localizada no bairro Passo Manso. A comunicação propõe i) apresentar a metodologia e resultados do projeto obtidos até o momento e ii) dialogar sobre os impactos do projeto extensão na formação inicial de discentes da licenciatura. Orientando-se pela Lei de Execução Penal, Portaria Conjunta nº 276/12, Recomendação nº 44/13 e principalmente pela Portaria nº 006/16, que foi criada pela 3ª vara criminal de Blumenau exclusivamente para o projeto, a metodologia do projeto prevê a remição de 4 dias da pena para o reeducando que realizar a leitura de um exemplar indicado pela equipe no prazo de 21 a 30 dias e atingir média 6,0 após realizar os procedimentos avaliativos de uma prova escrita e outra oral com um integrante da equipe. Considerando que, ao integrar o projeto, o reeducando preenche um questionário que tem por finalidade diagnosticar seu nível de escolaridade, hábitos de escrita e de leitura, preferências literárias e outros, o participante receberá uma obra literária alinhada a suas capacidades inseridas no questionário. Esse procedimento tem gerado um relevante número de aprovações dos reeducandos no projeto, desde seu início são mais de 500 pareceres favoráveis à remição enviados ao Ministério Público para serem homologados. Vivenciar espaços formais de ensino menos prestigiados tem oportunizado ao bolsista, acadêmico dos cursos de licenciatura da FURB, desconstruir e reconstruir suas concepções da situação do ensino básico brasileiro já no período formativo inicial desse educador. Mais que a remição de pena, o acadêmico põe em prática o conteúdo da universidade na formação de leitores, na promoção da ressocialização por meio da leitura, na maturação de um leitor e de um educador crítico ao contexto em que está inserido. 

  • Palavras-chave
  • Extensão, Leitor, Formação Inicial, Remição
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Projetos Interdisciplinares e Socioeducativos - Espaços Formais e Não Formais
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  • Educação Superior
  • Projetos Interdisciplinares e Socioeducativos - Espaços Formais e Não Formais

Comissão Organizadora

Leonardo Cristiano Gieseler

Comissão Científica