Uma das etapas integrantes para a formação na licenciatura da Universidade Regional de Blumenau (FURB) é o Estágio Curricular Obrigatório (ECO), que tem a intenção de promover instrução ao acadêmico para exercer atividades educacionais no Ensino Básico. No curso de Letras-Português/Inglês da FURB, o ECO em Língua Portuguesa e Língua Inglesa I e II é direcionado aos Anos Finais do Ensino Fundamental, oportunizando, para ambas as disciplinas, 9 horas de aplicações de aulas regidas pelo estagiário, com suporte do professor supervisor da unidade escolar e do professor orientador da universidade. A comunicação pretende relatar as experiências de estágio das autoras, por meio da i) apresentação do campo de estágio, as turmas envolvidas, o aporte teórico das intervenções metodológicas e seus resultados e por fim ii) socializar o uso do Instagram no estágio. Realizado no ano de 2018, na Escola Básica Municipal Visconde de Taunay, na cidade de Blumenau – SC, as regências de aulas na disciplina Língua Inglesa aconteceram com uma turma do 6º ano e a outra do 9º ano, contendo entre 25 a 30 alunos, e a regência de aulas de Português, uma com o 7º ano e outra com o 8º ano, envolvendo entre 20 a 25 alunos. O aporte teórico, utilizado para elaborar os planos de aulas para cada turma, foram as Sequências Didáticas (SDs) (SCHNEUWLY; DOLZ; NOVERRAZ, 2004), que permitem ao educador uma progressão de aulas a partir de um o gênero textual, prevendo, ao fim, a execução de uma produção final pelo aluno. Assim, na disciplina de Inglês realizou-se duas SDs, uma com o gênero receita no 6º ano e outra com o gênero exposição oral no 9º ano e na disciplina de Português, também duas SDs, uma com o gênero contos maravilhosos no 7º ano e debate público regrado no 8º ano. As SDs foram aplicadas pelas estagiárias, onde obteve-se total envolvimento e comprometimento das turmas participantes ao zelar pelo cronograma estabelecido e execução dos produtos finais propostos para cada SD. O uso da rede social Instagram, com o IG @eco.estagio, serviu como ferramenta de compartilhamento das vivências das estagiárias com a comunidade acadêmica e vitrine para exposição das produções dos alunos para a comunidade escolar. Utilizar o recurso de redes sociais, de forma consciente e crítica, durante o ECO oportunizou socializar o engajamento das estagiárias com a unidade escolar e dos alunos com as intervenções propostas.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica