Eleições 2018: narrativas através da linguagem teatral

  • Autor
  • Maicon Roberto Poli de Aguiar
  • Resumo
  • No cotidiano do ambiente escolar, um dos grandes desafios que os/as docentes precisam enfrentar está em promover uma maior conexão entre os conteúdos ministrados e o contexto em que o corpo discente está inserido. Alcançar esse objetivo passa também pela escolha de instrumentos didáticos, que permitam um maior protagonismo de cada estudante na busca pelo desenvolvimento de suas atitudes, habilidades e conhecimentos. A apropriação desses conhecimentos, dada a cientificidade exigida pelo ambiente escolar, ocorre através de um processo sistematizado, o que envolve necessariamente pesquisa, leitura, análise, debate e avaliação. Nesse sentido, no intuito de tornar melhor compreensível o contexto eleitoral do último ano (2018), fundamentado a partir de uma análise mais profunda das perspectivas políticas e sociais que se apresentavam dentro e fora das campanhas eleitorais, visualizadas através de meios de comunicação, em especial, das redes sociais, promovemos dentro da Escola de Ensino Médio Professora Elza Henriqueta Techentin Pacheco um Festival de Teatro. Organizados em grupos, de forma voluntária, estudantes das dezessete turmas da escola desempenharam os procedimentos acima citados, avaliando as diversas perpectívas palpáveis através de fontes históricas selecionadas (textos acadêmicos, artigos jornalísticos, filmes, músicas, charges, tirinhas, etc.), construindo a partir dessa análise um roteiro teatral que fosse problematizador do contexto histórico e atual da política, desde as relações cotidianas entre os/as cidadãos/ãs até a política representativa, o que envolve direta ou indiretamente os processos eleitorais. A atividade resultou em sete peças teatrais, que dialogaram acerca das conquistas empreendidas pelas mulheres na busca pelos seus direitos, de contextos históricos específicos como o coronelismo, mas em excência, todas as peças teatrais apresentadas debateram as temáticas mais efervencentes do contexto eleitoral, tais como: diversidade cultural, perspectivas políticas (esquerda/direita), fake news e corrupção. Pela pertinência da temática dentro do contexto vivido, o resultado vivenciado foi muito positivo, uma vez que, despertou uma série de debates para além dos muros da escola.

  • Palavras-chave
  • História; Eleições; Narrativa; Teatro.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante
Voltar
  • Educação Infantil e Anos Iniciais
  • Ensino Fundamental - Anos Finais
  • Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante
  • Atendimento Educacional Especializado
  • EJA, Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola
  • Educação Superior
  • Projetos Interdisciplinares e Socioeducativos - Espaços Formais e Não Formais

Comissão Organizadora

Leonardo Cristiano Gieseler

Comissão Científica