HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE BLUMENAU: O JORNAL DA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADES ESCOLARES DE SANTA CATHARINA

  • Autor
  • Ester Krieger da Silva
  • Co-autores
  • Valéria Contrucci de Oliveira Mailer , Nestor Alberto Freese
  • Resumo
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    Este trabalho tem por objetivo divulgar resultados do projeto de extensão “Documentos de Identidade: Traduzindo a História”, que em parceria com o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva e a Fundação Cultural de Blumenau visa fornecer acesso e divulgação ao acervo disponível no Arquivo em língua alemã, fruto das políticas imigratórias do século XIX. A quantidade de material produzido em alemão é imensa, porém poucos têm contato com esse patrimônio, devido à dificuldade de se compreender a escrita gótica. Em 2019 o projeto finalizou a produção de um catálogo com informações do periódico Mitteilungen des Deutschen Schulvereins für Santa Catharina (Südbrasilien) (1906 a 1917), jornal da Associação de Professores e Sociedades Escolares de Santa Catarina, cuja metodologia foi a organização das matérias com relação ao título, autor, número do exemplar, ano de publicação, página e assuntos tratados em cada matéria, proporcionando uma visão panorâmica dos temas relativos à história da educação formal no Vale do Itajaí. Como resultados do projeto depreende-se que para o ensino de português foram desenvolvidas gramáticas, cujos excertos estão publicados no jornal como orientação aos professores, que não dominavam o vernáculo. Entre elas destaca-se “Portugiesisches Sprachbuch für Kolonieschulen” (1914) – Curso de Português para Escolas de Colônia - de Georg A. Büchler. Ainda com relação às propostas curriculares publicadas no jornal constata-se o esforço dos professores das escolas comunitárias de desenvolver um sistema de ensino próprio para a região, levando em conta a realidade local, afastando-se do sistema alemão. Também é possível perceber que os conteúdos tratados na escola deveriam fazer parte e serem úteis para o dia a dia das crianças, futuros cidadãos. Se observa ainda o empenho dos professores para que as crianças não abandonem a escola e frequentem pelo menos 6 anos de ensino formal. O processo de tratamento e manuseio do jornal conta com a utilização de um software para transcrição da escrita gótica para a latina desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados das ações do projeto serão divulgados com a publicação do catálogo em formato de e-book para pesquisadores enriquecendo estudos na área da história da educação.

  • Palavras-chave
  • Jornal Mitteilungen, Educação, História.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino Fundamental - Anos Finais
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