A partir do ano de 2019, através do decreto nº 11.850, de 24 de julho de 2018, a escola Básica Municipal Professor Fernando Ostermann, localizada em Blumenau/SC passou a ser uma escola piloto bilingue (Português/Inglês), que propõe, por meio de linguagens multissemióticas na leitura, escrita, oralidade, escuta, tato e gosto, o ensino da língua portuguesa e inglesa, promovendo a formação escolar com aprendizagem ativa bilíngue. O objetivo deste trabalho é relatar observações quanto à experiência de aprendizagem dos estudantes do 1º ano do ensino fundamental, participantes do projeto bilingue, nas aulas de educação física, em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, da qual fazemos parte. No início do projeto, nossos planejamentos eram todos pensados em maneiras de introduzirmos a língua inglesa de maneira eficaz. Percebemos a importância da socialização deste projeto pioneiro na rede pública de ensino sob nossa visão como bolsistas. O tema das aulas era Jogos e Brincadeiras, o que facilitou muito, pois nessa temática, foram utilizados diversos comandos básicos como subir, descer, saltar, correr, dos quais são parte do conteúdo de aprendizagem do bilinguismo para os alunos do 1º ano. Depois de certo tempo, com a prática, notamos que a utilização da segunda língua se dava naturalmente, os alunos, com os estímulos lúdicos, demonstraram resultados notórios na aprendizagem espontânea das cores, números, cantigas, palavras e diferentes comandos nas duas línguas, tanto na teoria, quanto na prática. Crianças que aprendem um novo conteúdo no bilinguismo tem a possibilidade de memorizar o novo conteúdo com muito mais facilidade, pois, sempre que lembrarem ou reutilizarem o conteúdo aprendido acabarão por lembrar como ele se desenvolveu na língua estrangeira, sendo um recurso proveitoso para o desenvolvimento da disciplina e do bilinguismo. Em suma, nós, graduandos de educação física e bolsistas do PIBID/FURB observamos que a inserção do projeto bilíngue tem muito potencial, de modo que vem trabalhando a iniciação da língua inglesa desde os anos iniciais, não apenas presa em uma disciplina, mas sim em todos os contextos gerais do cotidiano da escola, sendo um deles, a aula de educação física.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica