No primeiro semestre de 2019 desenvolveu-se um plano de aula para aplicação nas aulas de Língua Portuguesa no 1º ano do Ensino Médio no Centro de Educação Profissional Hermann Hering. Esse projeto estava vinculado à disciplina Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa III do curso de Letras da Universidade Regional de Blumenau. Essa disciplina visa preparar docentes para a realidade da sala de aula, fazendo com que eles reflitam no que é observado e em suas próprias práticas. A partir da observação da turma e em contato com a professora responsável, foi decidido trabalhar o tema contos, pois já estavam trabalhando o conceito e características. Ao estudar o gênero conto, esperava-se que os alunos desenvolvessem a habilidade de reconhecer as características do gênero em relação ao estilo, construção composicional, conteúdo temático e analisar o texto literário e seus recursos linguísticos. No final do projeto, os alunos deveriam ser capazes de produzir apresentações e tecer comentários que fossem apreciativos e críticos sobre o conto que analisaram, compartilhando o sentido construído e discutindo sobre a temática. Como fundamentação teórica foram escolhidos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento oficial que norteia o ensino, Mikhail Bakhtin em relação aos gêneros discursivos considerando os elementos que compõe um enunciado – construção composicional, estilo e conteúdo temático -, Bonnici e Zolin para direcionar a análise literária e estabelecer os aspectos a serem analisados nos contos. Ainda foram abordados Clarice Lispector e Machado de Assis, autores dos contos analisados durante a realização do projeto. Portanto, ficou estabelecido que essa proposta foi fundamentada na BNCC, que também se fundamenta nos estudos de Bakhtin que defende um ensino interacionista. Primeiramente, foram elaborados dois planos de aulas, para quatro aulas, nas duas primeiras foram estudados o conto Amor de Clarice Lispector, suas estruturas e análise composicional e comentado sobre a obra de Machado de Assis. Nas aulas seguintes, foram corrigidas e discutidas as primeiras análises e realizada a análise dos contos de Machado de Assis. Esses estudos foram muito interessantes para os alunos que, de modo geral, conseguiram realizar as análises e revelaram muitas dúvidas que eram sanadas durante as aulas. Pôde ser visto que esses jovens têm uma percepção crítica do seu cotidiano e conseguiram associar a teoria vista em sala com suas práticas.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica