A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA AULA DE INGLÊS:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DE LETRAS-PORTUGUÊS/INGLÊS DA FURB

  • Autor
  • Bruno Leno Moser
  • Co-autores
  • Carla Fernanda Nolli
  • Resumo
  •  

    O Estágio Curricular Supervisionado em Língua Inglesa III (ECSLI) ocorre durante a 7ª fase curso de Letras - Português/Inglês da Universidade Regional de Blumenau (FURB), é orientado pela Resolução nº 089/18 que estabelece essa etapa como pressuposto para o aprendizado de competências próprias para a atividade cidadã e para o trabalho; com o intuito de formar acadêmicos atuantes no Ensino Básico, preparando-os para lidar com as peculiaridades que cercam os ambientes das salas de aula. O ECSLI III é direcionado ao Ensino Médio, prevendo a observação de 10 horas/aula e a intervenção didática de 6 horas/aulas na disciplina de Língua Inglesa (L.I.) pelo acadêmico estagiário, com suporte de um professor supervisor da unidade escolar vinculada. Assim, essa comunicação surge como um relato de experiência que tem a finalidade de i) apresentar o campo de estágio, juntamente com as vivências de observação das aulas e ii) abordar a metodologia e resultados obtidos durante a intervenção de aulas de L.I.. Ocorrido no primeiro semestre do ano de 2019, o ECSLI III foi realizado na Escola de Educação Básica Professor Heriberto Joseph Müller, localizada no bairro fortaleza, no município de Blumenau.O estágio abrangeu todas as turmas do período noturno do Ensino Médio por meio da observação de 10 horas/aulas de L.I., oportunizando ao estagiário conhecer a unidade escolar, as abordagens metodológicas do professor supervisor e principalmente acessar a proficiência dos alunos para então definir turmas em específico para a execução de suas intervenções. Estabeleceu-se a intervenção com turmas dos segundos anos, tendo o suporte metodológico da Sequência Didática (SD) definidas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) como sendo um conjunto de atividades escolares organizadas sistematicamente prevendo, ao fim, a elaboração de um produto. A SD orientou-se no uso cotidiano/informal da língua, comum em redes sociais, com o foco na perspectiva dos processos de oralidade onde as questions tags marcam presença. Executar a SD pretendeu desenvolver o papel crítico no professor em formação, refletindo sobre a própria prática de ensino e aprendizagem por meio do amplo engajamento dos alunos ao envolverem-se com a proposta, enaltecendo a eficácia de SD como ferramenta metodológica de ensino. Logo, a vivência do estágio na licenciatura alia-se a oportunidade de amadurecimento como discente, pondo em prática a bagagem teórica da universidade em espaços formais de ensino da educação pública brasileira.   

  • Palavras-chave
  • Professor em Formação, Questions Tags, Ensino Médio, Gêneros Orais.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante
Voltar
  • Educação Infantil e Anos Iniciais
  • Ensino Fundamental - Anos Finais
  • Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante
  • Atendimento Educacional Especializado
  • EJA, Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola
  • Educação Superior
  • Projetos Interdisciplinares e Socioeducativos - Espaços Formais e Não Formais

Comissão Organizadora

Leonardo Cristiano Gieseler

Comissão Científica