O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo principal inserir os licenciandos no contexto profissional no início de sua formação docente, visando à formação de professores críticos, reflexivos e pesquisadores para atuarem na Educação Básica, preocupados em mediar espaços e tempos que favoreçam a construção do conhecimento. Com essa iniciativa, o Programa faz uma articulação entre a educação superior, a escola e os sistemas públicos estaduais e municipais. Através dessa integração, são desenvolvidas práticas pedagógicas contemporâneas criativas e inovadoras, a partir de estratégias metodológicas que envolvem, por exemplo, problematização, projetos, mediação pedagógica e aprendizagem colaborativa. Diante disso, os pibidianos do curso de Ciências Biológicas vêm acompanhando as aulas de Ciências da turma do 6° ano, turno vespertino, da Escola Básica Municipal Henrique Alfarth, localizada no bairro Progresso, auxiliando o professor em sala e laboratório e sugerindo atividades complementares. Buscam sempre trabalhar além do livro didático e relacionar os conteúdos ministrados com o cotidiano das crianças, dialogando com a realidade em que elas se encontram. Ademais, no início deste ano letivo, foi realizado um levantamento de todos os materiais disponíveis no Laboratório de Ciências da escola, além da limpeza e manutenção do local e de seus equipamentos. Isso tornou-o ainda mais funcional para a realização das aulas práticas e experimentos. Foram estimuladas atividades não somente no Laboratório, mas também em espaços ao ar livre, como o pátio e a horta, através de sua revitalização, e o uso de materiais alternativos, muitos emprestados da Universidade. Percebe-se que estas ações incrementam as aulas, tornando-as mais dinâmicas e interessantes, e despertam a curiosidade e o prazer dos alunos pelos estudos e pela ciência. PIBID, Ciências, ensino, formação, conhecimento
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica