O que é um alagamento? Como ocorre um alagamento? Por que os alagamentos são mais comuns em centros urbanos? Estas perguntas foram o ponto de partida para uma prática educativa em ensino de Ciências, com estudantes do 6º ano do turno vespertino da Escola Básica Municipal Henrique Alfarth, localizada no bairro Progresso, em Blumenau/SC. A atividade foi desenvolvida por um coletivo de licenciandos do PIBio (PIBID Subprojeto Biologia FURB) com auxílio do professor de Ciências responsável pela turma. Os estudantes foram divididos aleatoriamente em 4 equipes e levados para fora da sala de aula. Os grupos ganharam um roteiro e sentaram-se ao ar livre. Enquanto um dos pibidianos mediava a atividade, os outros acompanhavam os grupos. Inicialmente, a atividade consistiu em um experimento que representava dois tipos de solo, um pavimentado e outro não pavimentado, e sobre estes simulava-se chuvas. Antes de realizar o experimento, os estudantes eram incentivados a observarem os materiais utilizados, levantarem hipóteses e fazerem anotações. Após a atividade prática, descreveram o ocorrido e, em seguida, socializaram suas observações. Em um segundo momento, adicionaram lixo aos solos e simularam novamente as chuvas. Mais uma vez observaram o experimento, fizeram anotações e socializaram os resultados obtidos, buscando identificar possíveis diferenças. De volta a sala de aula, foi realizada uma breve revisão sobre a composição do solo e os efeitos negativos de determinadas ações antrópicas sobre eles. Dessa forma, buscou-se propiciar uma prática educativa na direção dos letramentos científicos. Este, segundo a Base Nacional Curricular Comum, consiste em desenvolver a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências. Por fim, os alunos terminaram a prática, concluindo que, muitas vezes, os alagamentos são mais frequentes em centros urbanos devido à grande quantidade de lixo que é despejado nas ruas, todos os dias. A atividade desafiou os estudantes a terem uma consciência mais sustentável, refletindo sobre o descarte do seu lixo, conscientizando-os sobre suas responsabilidades sobre ele. A atividade também se mostrou bastante valiosa para os pibidianos ao trabalhar a formação de um professor mais crítico, reflexivo e pesquisador, preocupado em mediar espaços e tempos que favoreçam a construção do conhecimento, e ao sugerir um ensino de Ciências inovador e criativo, contextualizado com o cotidiano dos estudantes.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica