É imprescindível que, para termos uma educação de qualidade socialmente referenciada, se prepare os estudantes de licenciaturas antes de iniciarem sua carreira. Professores despreparados e com pouco conhecimento em metodologias de ensino acabam por dificultar a aprendizagem dos estudantes. Essa preparação ocorrerá ao longo dos Estágios e, devida tal importância, faz-se necessário analisar as aulas simuladas que são ministradas ainda na Universidade. As aulas simuladas analisadas estão vinculadas ao curso de Licenciatura em Matemática, sendo realizadas no decorrer da componente curricular Estágio II, na Universidade Regional de Blumenau, no primeiro semestre do ano de 2019. A metodologia utilizada para a realização da análise é a observação, pesquisa de referencial teórico a respeito de metodologias de ensino/educação e reflexão. Cada acadêmico organizou e ministrou duas aulas, uma para o ensino fundamental e outra para o ensino médio. Para cada aula foi feita a construção do plano de aula e, em seguida, a apresentação ainda na Universidade. Após a análise das aulas simuladas, foi verificado que a utilização exclusiva de uma metodologia tradicional e expositiva de ensino claramente deixa a aula desinteressante, demonstrando que essa metodologia já não está mais dando conta de atingir os estudantes de forma significativa. Não podemos limitar a aprendizagem dos estudantes à explicação de um mestre explicador; contudo, precisamos incentivar os estudantes a desenvolverem seu próprio raciocínio, de modo a caminhar para uma educação emancipatória, capaz de desenvolver o espírito humano. O docente se mostra o principal responsável por essa forma de educação, pois para que esta transformação ocorra “é preciso e suficiente que sejamos, nós mesmos, emancipados; isso é, conscientes do verdadeiro poder do espírito humano.” (RANCIÈRE, 2002). Desta forma podemos contribuir para o desenvolvimento pessoal de cada estudante, indo além do simples processo bancário de ensino-aprendizagem em que neste o educador apenas “faz comunicados e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem.” (FREIRE, 1987). Após a análise, foi perceptível que a Universidade e suas componentes curriculares práticas nos permitem aplicar metodologias diferentes, nos permitem experimentar e pesquisar educação, algo admirável para educadores. Portanto, os Estágios são incríveis oportunidades para começarmos a assumir a responsabilidade pela educação, atuarmos ativamente como pesquisadores da educação; buscando metodologias que melhor se adaptam à realidade da educação básica, atingir os educandos e ir muito além do ensino para que, de tal maneira, possamos contribuir para a educação e formamo-nos além de docentes bem preparados, também educadores.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica