A CONSTRUÇÃO LITERÁRIA COM ÊNFASE NO ENSINO MÉDIO: A CONTEXTUALIZAÇÃO DE VIVÊNCIAS DO ESCRITOR MEDIADOR E A TEMÁTICA SUICÍDIO NO ENSINO DE ARTE

  • Autor
  • Fransuê Ribeiro
  • Resumo
  • O presente resumo, visa a análise da construção literária  "Você Já se Sentiu Só?" realizada por uma aluna da graduação em Licenciatura em artes visuais durante a aula da disciplina Arte e Tecnologia, componente curricular do curso da Universidade de Blumenau - FURB . Foi desenvolvido após aulas teórico-práticas sobre o manejo do software Adobe Photoshop CS, durante o primeiro semestre do ano de 2019. A construção literária na disciplina, teve como propósito articular o estudo das ferramentas do programa com a escrita e processos ilustrativos, visando trabalhar com o mesmo, durante o componente curricular, estágio curricular obrigatório IV. Direcionado para ensino médio, este, composto por estudantes da faixa etária de 15 a 17 anos de idade, é baseado na pesquisa dos problemas enfrentados pelos adolescentes na atualidade brasileira, os medos que enfrentam, como me percebo diante da maneira com que o outro me vê e como me posiciono diante do sofrimento? Altos números observados em pesquisas mostram a necessidade da urgência, em destacar a importância da conscientização da prevenção do suicídio. Sendo a terceira maior causa de morte de jovens entre 15 a 29 anos e a sétima entre crianças de 10 a 14 anos de idade, vemos que essa faixa etária compõem as séries escolares. Neste sentido, este trabalho trás a importância do assunto no diálogo com a arte, mediados pela escrita, diagramação e recorte, juntamente com as vivências pessoais do artista, pesquisador, na criação do material. Substancialmente, o livro como obra performática é uma conexão entre o campo da arte e vida, submergindo em um material humano, fruidor de uma aprendizagem significativa, formando um diálogo verdadeiro e construtivo de mudanças sociais e transformações pessoais. O suicídio, sendo um fenômeno complexo e multifatorial, se faz presente como um tema acessível para as faixa-etárias lactentes, acreditando na escola como mediadora de experiências significativas e o ensino de arte como produtor de sentido. Mediados pela maneira com que foi pensado e escrito, visa a quebra de paradigmas e a construção de novas formas de pensar e agir sobre arte e produção de material para o ensino de arte. A educação transcende os muros da escola para o contexto cultural onde se está, o que o habilita a perceber seu entorno de forma diferente, ampliando sua visão por meio da apropriação de uma sensibilidade estética para entrever outras possibilidades centradas na criação e na pesquisa.

     

  • Palavras-chave
  • Livro; Ensino de Arte; Suicídio
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante
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