Ensinar uma língua estrangeira implica fazer escolhas metodológicas que podem ou não ser pautadas em estratégias explícitas. Este trabalho busca (i) analisar as atividades e estratégias de ensino utilizadas nas coleções de livros didáticos de língua inglesa, aprovadas no Plano Nacional do Livro Didáticodo Ensino Fundamental (2017) e Médio (2015), para o aprendizado dasWh-questions, mais especificadamente aquelas com wh-wordna posição de sujeito e de objeto, e (ii) propor uma alternativa metodológica que possa aproximar o aluno de eventos ou ações comunicativas que ocorrem no mundo real. Essa análise é um recorte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, no qual foram analisadas nove coleções de livros didáticos. A escolha dessa estrutura se justifica pelo fato de elas não serem consideradas um conteúdo fácil de ser aprendido, pois possuem uma ordem diferente em sua formulação. Perguntas com wh-wordna posição de sujeito seguem a ordem canônica da língua: sujeito – verbo – objeto (SVO), enquanto que, na posição de objeto, a ordem sofre mudanças e é mais complexa (SEIDL et al. (2003), exigindo o emprego de um verbo auxiliar antes do sujeito. Com base nos resultados das análises dos livros didáticos, foi possível perceber que para o ensino dessa estrutura imperam as estratégias de ensino explícitas. Como proposta metodológica contrária, este estudo apresenta uma sequência de tarefas focadas (ELLIS, 2003), que podem favorecer o aprendizado das estruturas-alvo sob condições de uso real da língua para, desta forma, promover ensino significativo e fomentar a qualidade e autenticidade das atividades realizadas pelos alunos em sala de aula.
*O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Comissão Organizadora
Leonardo Cristiano Gieseler
Comissão Científica