Cartas à um armário: performance art e micropolítica na arte contemporânea

  • Autor
  • José Inacio Sperber
  • Co-autores
  • Caroline Laura de Souza , Thayná Ribeiro , Carla Carvalho
  • Resumo
  • O trabalho tem como temática a ação micropolítica na arte, partindo da análise de uma performance art realizada no componente curricular de História da arte V (Arte Contemporânea), do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Regional de Blumenau (FURB). As discussões em torno da temática surgem a partir das provocações da autora Katia Canton (2009), envolvendo as políticas e as micropolíticas, no qual a autora define como um dos temas da arte contemporânea. As questões que permeiam o campo “Das políticas às micropolíticas” (CANTON, 2009a) compõe uma coleção de seis livros da autora que problematizam os temas acerca da arte no nosso tempo. A partir desta proposição, temos por objetivo geral discutir as relações que se estabelecem entre a performance art “Cartas à um armário” e uma ação micropolítica na arte visual. Para alcançar este objetivo serão utilizados recortes do portfólio artistico desenvolvido pelos acadêmicos e reflexões acerca das experiências que marcaram os corpos destes acadêmicos, desde o processo de criação até a realização da performance, atrelado ao conceito de “experiência” (BONDÍA, 2002) e “narrativas enviesadas” (CANTON, 2009b). Este relato é desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa e parte de uma análise autobiográfica das vivências que decorreram da elaboração desta proposta artística. Foram abordados a homofobia e o abuso sexual, temas que marcam nossas vidas e nos fazem pensar relações do contexto macro mundial ao contexto cotidiano. Como linguagem artística utilizamos a performance art, e para isto, escrevemos cartas onde expressamos nossas experiências relacionando-as com a micropolítica. Encontramos através da palavra uma possibilidade de reelaborar o que atravessou-nos em vivências pessoais. A palavra e o corpo nesta performance art possibilitaram uma ligação íntima e sensível com o público, tecendo, indiretamente, relações com suas vivências pessoais. Esse espaço de troca, na performance art, com o público possibilitou reflexões acerca do nosso papel enquanto artistas e da relação com os outros e o contexto. No decorrer do percurso de sensibilização, as narrativas do público se enviesaram com o conteúdo das cartas e a ação micropolítica. Observamos nessa vivência as lembranças que marcaram as nossas trajetórias se relacionaram às trajetórias vividas pelo público. Quando estas lembranças se cruzam com as narrativas apresentadas nas cartas, se constituem então, novas experiências atravessadas pelas memórias durante a performance art.

  • Palavras-chave
  • Experiência; Micropolítica; Narrativas enviesadas; Performance Art.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Superior
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