REINO FUNGI: ESTRATÉGIAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  • Autor
  • Morgana Bem Alves
  • Resumo
  • Ainda que o uso de vocabulário técnico, teorias e conceitos sejam importantes, é fundamental que os educadores tenham cautela com a distância que existe entre o universo da ciência e o dia-a-dia dos seus estudantes (NARDI, 2001). Então, para que o desenvolvimento do estudante ocorra de maneira satisfatória, e que o aprendizado seja realmente significativo, é de grande importância que o professor crie situações que facilitem a absorção do conhecimento pelos mesmos. Atuando com projeto, o educador induz aos educandos a condição de pesquisadores e responsáveis no processo de aprendizagem. O presente trabalho objetivou facilitar a compreensão de conhecimentos relativos ao Reino Fungi para estudantes do segundo ano do Ensino Médio. A metodologia é de caráter qualitativo. O universo escolar escolhido para a aplicação do projeto pedagógico foi no total de 52 estudantes que compõem duas turmas do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola da Rede Pública do Estado de Santa Catarina. Primeiramente os educandos assistiram uma apresentação teórica sobre a morfologia, importância, tipos de reprodução e classificações do Reino Fungi, Posteriormente os estudantes resolveram exercícios para fixação do conteúdo. Paralelamente foi desenvolvida uma atividade experimental para observação do desenvolvimento de fungos em meios de cultura diversos, num período de quinze dias consecutivos. Num outro momento, os estudantes foram destinados a procurar e fotografar espécies de fungos nas dependências da escola. Para findar-se o projeto, os educandos juntaram-se em equipes para estarem produzindo um relatório final composto pela atividade experimental de observação e pesquisa de espécies de Fungos encontrados na escola. Os relatórios descritos pelos estudantes revelam que de forma descontraída e diversificada, aprenderam sobre o tema e conseguiram contextualizar o conteúdo científico com suas realidades vivenciadas. Os educandos ainda relataram motivados pela metodologia aplicada. Logo, teoria e prática, facilitam a compreensão do conteúdo colaborando de forma positiva para o desenvolvimento do educando como um ser humano melhor.  

  • Palavras-chave
  • Ensino Médio, Aprendizagem significativa, Projeto pedagógico, Biologia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante
Voltar
  • Educação Infantil e Anos Iniciais
  • Ensino Fundamental - Anos Finais
  • Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante
  • Atendimento Educacional Especializado
  • EJA, Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola
  • Educação Superior
  • Projetos Interdisciplinares e Socioeducativos - Espaços Formais e Não Formais

Comissão Organizadora

Leonardo Cristiano Gieseler

Comissão Científica