O PERFIL DO PROFESSOR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE BLUMENAU-SC

  • Autor
  • Valéria Contrucci de Oliveira Mailer
  • Co-autores
  • Cintia Regia Rodrigues , Henriette Damm , Roberta Andressa Pereira , Linara Mafessolli Xaviér , Thalia Baumann Loterio , William Campos da Silva
  • Resumo
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    Em 2018 o projeto de extensão Reflexo - FURB mapeou as escolas do Ensino Fundamental da rede estadual de Blumenau nos componentes curriculares de Ciências Biológicas, Matemática, História e Língua Portuguesa/ Inglês e desenvolveu um panorama dos perfis dos docentes nas respectivas áreas nesta etapa da educação básica. Os critérios investigados foram nível socioeconômico, formação inicial e continuada, práticas pedagógicas e abordagem das políticas da diversidade étnico-cultural, reforçados pela Lei 11.645 de 10 de março de 2008.

    A Gerência Regional de Ensino - GERED atuou como parceira das ações do projeto, uma vez que é responsável pelas 27 Unidades Escolares - UEs - e pela formação continuada dos docentes da rede estadual. A metodologia da construção da pesquisa envolveu a aplicação de um questionário a 128 docentes, com 34 questões qualitativas e quantitativas. Além disso, investigou-se a aplicabilidade da Lei citada acima, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena. Nóvoa (2009), Ball (2005), Gatti (2008), embasam as reflexões sobre a formação inicial e continuada, enfatizando o papel do professor enquanto sujeito. Como resultados do projeto constata-se que a maioria dos docentes são licenciados na sua área de atuação (91%). 63% concluiu algum curso de especialização latu sensu e 91% participaram de algum curso de formação continuada. Estes dados comprovam que a maioria dos docentes tem buscado formação e atualização.  Também constatamos que embora 49% afirmassem que consideram implementada a Lei 11.645, somente 17% afirmaram ter participado de formação sobre este tema. Outro dado relevante apresenta que 49% dos entrevistados são ACT (admitidos por Acordo Coletivo de Trabalho) e somente 51% são professores efetivos, o que representa uma precarização da profissão com influência direta na qualidade das ações pedagógicas, uma vez que é muito difícil desenvolver ações pedagógicas efetivas a curto prazo.

     

  • Palavras-chave
  • Perfil e formação docente, Ensino fundamental, Rede estadual
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino Fundamental - Anos Finais
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  • Projetos Interdisciplinares e Socioeducativos - Espaços Formais e Não Formais

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Leonardo Cristiano Gieseler

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